Amsterdan reflete impacto emocional do isolamento no clipe “Gafanhotos”

DO TEXTO: O turbilhão de sensações diante do que acontece no mundo enquanto vivemos isolados em nós mesmos é o ponto de partida para o single “Gafanhotos”.
“Gafanhotos” single inédito da banda carioca Amsterdan
Amsterdan - Gafanhotos


Single é a primeira faixa inédita da banda em 2020


O turbilhão de sensações diante do que acontece no mundo enquanto vivemos isolados em nós mesmos é o ponto de partida para “Gafanhotos”, single inédito da banda carioca Amsterdan e que ganha também um clipe. O vídeo traz uma visão intimista sobre o quanto o mundo externo impacta a saúde mental e reflete sobre os acontecimentos dos últimos seis meses dentro de uma perspectiva pessoal. 


Estrelado por Matheus S. Melo, que também participou do roteiro e direção, “Gafanhotos” é um retrato de isolamento. Porém, mesmo em um contexto de solidão, é impossível não se deixar abalar pelo que vem de fora e entra pelas frestas e janelas, jogando luz - ou escuridão - sobre essa existência remota. 


Amsterdan-Crédito: Juliana Gomes


“‘Gafanhotos’ traz nossa visão sobre tudo que vivemos e que vimos acontecer ao nosso redor. Além disso, muito do contexto abordado retrata o que vem acontecendo nesse momento, a negligência com a preservação da vida, o individualismo e a falta de cuidado com terceiros.  O clipe traz de uma maneira abstrata o colapso externo que estamos observando e o que isso nos causa internamente. Queríamos não só falar sobre tudo que nos deixava agoniados, mas também trazer uma versão mais intimista e trabalhada visualmente”, relata Mateus Muniz. Além dele, Amsterdan é formada também por Ygor Kauling, Gustavo Tavares e Victor Luz.


Não por acaso, a primeira faixa inédita da banda em 2020 é um reflexo do atual período de quarentena imposto pela pandemia de coronavírus. Como aconteceu com todos os projetos musicais, o grupo se viu diante de limitações inéditas. Se antes gravar em isolamento poderia ser uma escolha de produção ou estética, agora era uma demanda que forçava novos fluxos de trabalho e criação.


“Atualmente fazer música e produzir um clipe anda sendo um desafio, porque não é possível encontrar o restante da banda em todas as vezes. Portanto, compor por vídeo chamada, gravar e enviar diversas vezes a mesma faixa foram pontos necessários para que todos os detalhes se encaixassem sem ter aquela facilidade de estar lado a lado”, completa Mateus.


Nada disso diminui o peso do som da Amsterdan, que traz em suas músicas a turbulência de sentimentos introspectivos unidos com uma visão otimista de superação e mudança. Formada em 2016 na Zona Norte do Rio por um grupo de amigos e batizada como uma carta de intenções de levar o sentimento de liberdade de expressão que deu fama à cidade europeia, o grupo se destacou rapidamente na cena carioca e se apresentou em palcos importantes. Em 2017, eles lançaram o álbum “1766” e realizaram uma extensa turnê. Em meados de 2019, a banda mudou de formação e estrutura.


Agora contando com dois vocais, duas guitarras, baixo e bateria, o quarteto somou à sua discografia com um EP acústico lançado no final de 2019. Prontos para dar o próximo passo na carreira, os músicos entregam “Gafanhotos” como uma amostra de uma nova fase criativa. A faixa já está disponível nas principais plataformas de streaming e o clipe, no canal de YouTube da Amsterdan.


Assista a “Gafanhotos”: https://youtu.be/EpDyc5Ixojo

Ouça “Gafanhotos”: https://smarturl.it/GafanhotosSingle


Arte de capa por  Fernando Fully


Ficha técnica

- Composição e Captação: Mateus Muniz

- Músicos: Mateus Muniz, Victor Luz, Ygor Kauling e Gustavo Tavares

- Mixagem e Masterização: Gustavo Tavares

- Direção: Bruno Castro, Matheus S. Melo e Victor Luz

- Edição visual e Captação: Bruno Castro

- Roteiro: Bruno Castro, Matheus S. Melo e Victor Luz

- Ator: Matheus S. Melo


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários