ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

8/12/2020

Arthur Belino faz viagem interna e se entrega sem amarras no segundo disco, “Por Inteiro”

Arthur Belino - Divulgação

Álbum produzido por André Paixão e Lourenço Vasconcellos faz ponte musical do Rio à Ásia e Europa


Um mergulho intenso e pessoal marca o novo álbum do cantor e compositor carioca Arthur Belino. “Por Inteiro” chega cinco anos após o trabalho de estreia, “O que se esconde por trás da vergonha”, e mostra uma evolução artística, musical e pessoal de um criador que busca respostas no auto conhecimento. Os dois álbuns têm produção de André Paixão e Lourenço Vasconcellos e mostram um artista em plena maturidade, sempre à procura de evolução e disposto a contar a sua verdade. “Por Inteiro” já está disponível nas principais plataformas de streaming de música.

Ouça “Por Inteiro”: https://smarturl.it/PorInteiroAlbum

O segundo álbum de Belino foi antecipado pelos singles “Contorno” e “Na minha cabeça”, composições que entregam o cunho pessoal de sua obra. Enquanto canções como “Algo natural” e a faixa-título fazem crônicas urbanas de fácil identificação, músicas como “Divinar”, “A festa do céu” e “A sorte” fazem uma conexão que vai além do literal - mergulha nas águas profundas, sobe pelos céus, se guia pelos ventos. São narrativas múltiplas que levam em uma viagem familiar, carioca como o autor; ou estrangeira, desconhecida, como as jornadas que  as inspiraram.

Assista ao clipe “Na Minha Cabeça”: https://youtu.be/DRT64C2hREE
Assista ao clipe “Contorno”: https://youtu.be/oWJ-WYy7g6A

“Algumas das músicas deste disco foram compostas durante um período de 1 ano e meio que passei viajando pelo mundo. Foi uma viagem apenas com passagens de ida, sem data de retorno. Passei por locais na Europa e Ásia e, mesmo viajando sem violão, as composições nasciam quando encontrava violões pelo caminho. Essas músicas (Quimera, Rosa, Espelhos, Algo Natural) são expressões dos caminhos desta viagem”, recorda Arthur.

Além de cantautor, ele é também Psicoterapeuta que se (re)encontrou enquanto músico após ter vivenciado experiências em bandas ao longo dos anos 2000, onde provou o gosto e a força da expressão artística. Em seu trabalho, ele buscou a sua própria voz. 

“Nessa época ainda não conseguia me ver músico nem me perceber compositor. Ser artista sempre me pareceu algo instável e por isso fui buscar em empregos dentro de grandes empresas um sentido de firmeza. Mal sabia que a real instabilidade seria deixar de lado algo tão valioso para mim, a música. Ao compreender isso, passei a assumi-la com mais honestidade. Em 2015 lancei meu primeiro disco solo. Meu artista gostou, está se libertando”, revela Arthur, que tem no aprofundamento da autodescoberta um campo de pesquisa tanto na vida pessoal quanto profissional.

Agora desenvolvendo sua personalidade como compositor e intérprete, ele dá prosseguimento à sua trajetória solo após o primeiro álbum. Belino faz de sua arte uma extensão de sua busca por autoconhecimento através de crônicas sobre momentos cotidianos caminhando entre a MPB e o rock alternativo. Ao lançar seu segundo álbum, ele planeja novos passos. 

Em “Por Inteiro”, Arthur Belino assume voz, violão e guitarra e é acompanhado pelos músicos convidados Bernardo Agricola, Cais Quarteto, Yuri Villar, Jonas Hocherman, Carlo Pianta, André Paixão e Lourenço Vasconcellos - os dois últimos, conhecidos por trabalhos como Nervoso e os Calmantes e Relógio de Dali, respectivamente, e que assinam também a produção musical do álbum. 

“Por Inteiro” já está disponível nas principais plataformas digitais de música.
Ouça “Por Inteiro”: https://smarturl.it/PorInteiroAlbum

Ficha técnica
Arthur Belino: Voz, Violão e Guitarra
Bernardo Agricola: Guitarra
André Paixão: Baixo, Sintetizadores, Piano e Efeitos
Lourenço Vasconcellos: Bateria, Vibrafone e Escaleta
Todas as cordas foram gravadas pelo Cais Quarteto:
Ana Cristina Solon: Viola
Maria Clara Valle: Violoncelo
Karin Verthein: Violino
Renata Neves: Violino
Todos os metais foram gravados por:
Yuri Villar: Saxofones Tenor e Soprano e Flauta
Jonas Hocherman: Trombone e Tuba
Músico convidado: Carlo Pianta: Guitarra em “Contorno”
Gravado e mixado no SuperStudio por André Paixão
Engenharia de som por Alê de Moraes
Masterizado na Magic Master por Ricardo Garcia
Produzido e Arranjado por Lourenço Vasconcellos
Produzido e Mixado por André Paixão
Produção Executiva por Bernardo Agricola
Fotos e Videos por Marcelo Paiva (Janeiro Filmes) e Manuel Novaes
Identidade visual por Marcelo Paiva, Manuel Novaes e Arthur Belino

Sem comentários:

Publicar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo