LightBlog
>

ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

7/26/2020

A história do juiz que combateu a maior máfia italiana da história


Morte a vossa Excelência" relata a vida de Giovanni Falcone, que colocou atrás das grades centenas de mafiosos, políticos e empresários.

Mais de 2,4 bilhões de bens bloqueados ou apreendidos, mais de 800 mandados expedidos,4.220 policiais envolvidos no cumprimento de medidas judiciais¹. Esses são números estimados da Lava Jato no Brasil: a maior operação anticorrupção que o país já presenciou.

 A investigação foi inspirada na história do magistrado italiano Giovanni Falcone. Toda a trajetória de Falcone é relatada no livro Morte a vossa Excelência,, escrito pelo jornalista norte-americano Alexander Stille e que chegou ao Brasil pela Citadel Editora.

Entre os ensinamentos replicados pela Lava Jato está a Colaboração Premiada, usada por Falcone, além de técnicas jurídicas para acelerar processos burocráticos defasados que, segundo a obra, só beneficiavam criminosos em processo de condenação.

"Em março, a Cosa Nostra havia interrompido a eleição de um novo Parlamento, assassinando uma figura política importante. Então, em maio, quando o país estava ocupado tentando eleger um novo presidente, eles mataram Falcone. Por fim, em julho, com o governo recém-formado tentando decretar novas ações antimáfia e sobreviver a um crescente escândalo de corrupção do governo, Borsellino foi assassinado. A máfia parecia enviar uma mensagem ao governo em Roma, matando os dois mais famosos promotores da máfia da Itália, os arquitetos do julgamento principal de Palermo – possivelmente o maior julgamento da máfia da história. Assassinatos acontecem não apenas para eliminar um adversário perigoso, mas também para trazer uma clara e inequívoca mensagem quando formas mais sutis de comunicação são ignoradas” (Morte a vossa Excelência – pág 18) 

A história do livro é o relato detalhado dos assassinatos de Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, em 1992, de autoria da Casa Nostra. Os magistrados sicilianos que haviam sido os inimigos mais implacáveis da máfia, responsáveis por colocar atrás das grades mais de 400 mafiosos, políticos e empresários, foram mortos a sangue frio e sem nenhum disfarce. No entanto, depois dos assassinatos, centenas de "homens de honra" foram presos e o governo - que os protegeu por quase meio século - foi finalmente afastado do cargo.

O livro combina uma profunda compreensão de seus heróis condenados e uma análise sem precedentes dos códigos estritos da Máfia e das rivalidades assassinas. Um verdadeiro thriller que tem o poder de uma grande obra da história e de suspense. 


Ficha Técnica 
Livro: Morte a vossa Excelência  
Autor: Alexander Stille 
Editora: Citadel Editora; Edição: 1 (25 de maio de 2020) 
Idioma: Português 
ISBN: 978-6550470340 
Tamanho: 16x23 cm 
Páginas: 480 páginas 
Valor: R$ 49,90  
Link de venda: 

Sinopse: Conheça a história real de Giovanni Falcone, o juiz italiano que desmontou a maior máfia Italiana da história, combateu o crime organizado e inspirou Sérgio Moro a implementar a Operação Lava Jato no Brasil. Em 1992, a Itália foi convulsionada por dois assassinatos descarados de autoria da Cosa Nostra. Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, os magistrados sicilianos que haviam sido os inimigos mais implacáveis da máfia, responsáveis por colocar atrás das grades mais de 400 mafiosos, políticos e empresários foram mortos a sangue frio e sem nenhum disfarce. No entanto, depois dos assassinatos, centenas de "homens de honra" foram presos e o governo que os protegeu por quase meio século foi finalmente afastado do cargo. Esta é a história que Morte a vossa excelência conta com tanta perspicácia e imediatismo. Com prefácio de Sergio Moro, podemos entender porque esta história inspirou a Operação Lava Jato no Brasil e como foi possível aplicar o conceito da Delação Premiada usado por Falcone em terras brasileiras, além de técnicas jurídicas para acelerar processos burocráticos defasados que só beneficiavam criminosos em processo de condenação. Combinando uma profunda compreensão de seus heróis condenados e uma análise sem precedentes dos códigos estritos da Máfia e das rivalidades assassinas, o autor nos dá um livro que tem o poder de uma grande obra da história e o suspense de um verdadeiro thriller.

Sobre o autor: Alexander Stille é autor do best-seller Benevolence and Betrayal: Five Italian Jewish Families Under Fascism, que ganhou o Los Angeles Times Book Prize. É colaborador frequente do The New Yorker, da New York Review of Books, da The New York Times Magazine e de outras publicações em inglês.

Sem comentários:

Publicar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo