EBC recebe emissoras de TV e Rádio para o Encontro da RNCP

DO TEXTO: O Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública de TV e Rádio mobilizou dezenas de parceiros de todas as regiões do país
EBC RNCP-Diretor Geral da EBC Rony Baksys-Crédito-Marcello Casal Jr Agência Brasil

Evento mobilizou dezenas de parceiros de todas as regiões do país

Fortalecer a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e difundir a comunicação pública no País. Foi com esse objetivo que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) promoveu entre os dias 3 e 4 de março o Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública de TV e Rádio, em Brasília.

Foi a primeira vez que a EBC reuniu, em um único evento, emissoras de Rádio e TV para discutir desafios e estratégias de cooperação. A iniciativa reuniu cerca de 70 representantes de 50 emissoras de todas as regiões do país.

Ao abrir o encontro, o Presidente da EBC, Luiz Carlos Pereira Gomes, lembrou que o fortalecimento da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) faz parte das atribuições da Empresa. "Está na Lei de Criação da EBC que nós temos a competência para reunir a RNCP.  Estamos aqui com o objetivo de fortalecer a Rede, estabelecer uma cooperação técnica que propicie difundir a comunicação pública em todo o país, estreitar o relacionamento entre as afiliadas e promover o regionalismo do conteúdo dos veículos da EBC", disse o Presidente.

O Diretor-Geral, Roni Baksys, realizou uma apresentação sobre a qualidade dos gastos da EBC, os principais resultados alcançados em 2019, as metas a serem atingidas até o ano de 2023 e o plano de transformação da Empresa. "A EBC necessita de suas afiliadas para chegar a todo o Brasil. Queremos promover o fortalecimento e a ampliação desta Rede. O crescimento da radiodifusão pública no Brasil depende diretamente da RNCP", defendeu o Diretor.

O Encontro também foi uma oportunidade para a EBC e afiliadas ressaltarem a importância do grupo que compõe a RNCP e do debate construtivo de ideias. "O mais importante desta parceria é a troca de conteúdo entre nós. Fico muito feliz de que, por exemplo, dois especiais de fim de ano da TV Brasil foram produzidos lá no Amazonas", comentou o presidente da TV Encontro das Águas, Oswaldo Lopes.

Jornalismo e Conteúdo

O Diretor de Conteúdo e Programação, Denilson Morales, sublinhou que a melhoria na qualidade dos gastos da EBC, que propiciaram mais investimentos na área fim, teve um impacto direto na grade de programação. "Em 2018 foram adquiridas 63 horas em programação. Já em 2019, foram adquiridas 705 horas de conteúdo. É esse salto de investimentos que vai propiciar a renovação da grade de programação", explicou.

A Diretora de Jornalismo, Sirlei Batista, mostrou as diretrizes da cobertura jornalística da Empresa e o desejo de fortalecimento na troca de conteúdos produzidos pela EBC e pelas afiliadas.

"Almejamos representatividade e diversidade no nosso jornalismo, com pautas locais. Os conteúdos produzidos pelas parceiras podem e devem ser muito bem aproveitados pelo jornalismo da EBC. Queremos receber esse material local para usar na cobertura nacional, dando maior visibilidade ao trabalho realizado pelas afiliadas e dando mais regionalismo à nossa cobertura", pontuou, adicionando que todo conteúdo jornalístico produzido pela EBC também está disponível para uso das afiliadas.

Expansão

A RNCP é formada pelos veículos da EBC, por 11 emissoras de rádio e 33 de televisão, e está em processo de expansão. Até o ano de 2023, a EBC tem como objetivo chegar a cada capital brasileira com uma emissora afiliada de rádio e TV.  Para as emissoras de rádio, a EBC prevê a assinatura de termos de cooperação com cinco novas afiliadas ainda neste ano.

Para tornar possível essa expansão de sinal no rádio, o gerente executivo de Engenharia da EBC, Wagner Bastos, explicou que a EBC está finalizando um processo licitatório para a aquisição de equipamentos. "A conclusão desse processo está prevista para abril, e vai propiciar a ampliação do sinal pelo país".

Em julho deste ano, quatro novas emissoras afiliadas de TV entrarão no ar. Bastos lembrou que isso só será possível graças à aquisição de equipamentos realizada em 2019. "Além de chegar a novas capitais, o sistema de transmissão – que vai desde a antena até o transmissor – vai corrigir as manchas de cobertura nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília", afirmou.

O gerente executivo apresentou ainda as possibilidades de apoio para as afiliadas por meio de equipamentos e capacitação. "Faz parte do objetivo estratégico da EBC ampliar o seu alcance, seja por meio de estrutura própria ou de emissoras afiliadas", ressaltou Bastos.

RNCP

Para participar da RNCP, as emissoras firmam contratos e acordos de cooperação em que se comprometem a transmitir a programação da EBC e a participarem de coberturas especiais. Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras em processos de outorga de canais, disponibiliza suporte técnico, capacitação e cessão de equipamentos.

Em 2019, foram 430 conteúdos jornalísticos da RNCP/TV difundidos pela TV Brasil, com um total de 10.680 horas de conteúdo artístico transmitidos. A média foi de 8 horas por dia de conteúdos da TV Brasil exibidos simultaneamente pela Rede, considerando os valores das Colaboradoras, Parceiras e Associadas

Confira no mapa interativo abaixo depoimentos de representantes de emissoras que participaram do Encontro da RNCP

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários