"Feirinha Aproxima" promove ações voltadas para sustentabilidade

DO TEXTO: Edição da "Feirinha Aproxima de Carnaval"
Edição da Feirinha Aproxima de Carnaval-crédito Guilherme Girão

Intensificando as ações a cada edição do evento, a Feirinha se compromete a ampliar cada vez mais suas ações na área de sustentabilidade. Hoje, o evento conta com coleta seletiva de lixo, coleta de materiais orgânicos, plantio de novas árvores, redução significativa do uso de plástico - que será totalmente abolido ao longo de 2020 -além da coleta e destinação do óleo vegetal utilizado na produção dos alimentos. Feirinha de Carnaval, realizada entre os dias 22 e 25 de fevereiro, também segue as diretrizes ecológicas.

A conscientização ecológica e a preocupação com a sustentabilidade são assuntos cada vez mais urgentes no mundo contemporâneo. Aplicando estas noções na gastronomia, a Feirinha Aproxima tem promovido uma série de ações voltadas para a sustentabilidade, consumo e produção consciente, que se mantem para a edição especial de Carnaval no próximo fim de semana.

A Feirinha Aproxima de Carnaval, realizada diariamente entre os dias 22 e 25 de fevereiro, convida não só foliões e turistas, mas também as pessoas que procuram por programas que fogem do ritmo carnavalescos ou que pretendem fazer uma pausa na agitação dos blocos, a celebrarem a rica e virtuosa gastronomia mineira. O evento será realizado no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim.

A proposta do projeto, que é realizado de forma itinerante, é valorizar e, como diz o nome, aproximar os pequenos produtores regionais, restaurantes e chefs do público em geral, estimulando o desenvolvimento da economia local sempre compromissado com ações de sustentabilidade. Desta forma, a Feirinha Aproxima se consolidou como uma referência nacional de conexões gastronômicas e exemplo de economia criativa, reforçando a tradição de feiras de ruas em Belo Horizonte e reforçando o reconhecimento dado a BH como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.

A Feirinha Aproxima de Carnaval conta com a parceria da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes em Minas Gerais (ABRASEL-MG) e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e Belotur. A expectativa do evento é receber 3 mil pessoas por dia ao longo do feriado.

SUSTENTABILIDADE

As ações preocupadas com uma realização sustentável do evento englobam desde o recolhimento de óleo vegetal, coleta seletiva e plantio de mudas de árvores para compensação do CO2 gerado durante o evento.

Ao longo de 2019 o projeto foi responsável pelo recolhimento de 168kg de óleo vegetal. Dentre a coleta seletiva, mais de 800kg de resíduos foram destinados de forma correta, além de gerarem renda para a associação dos catadores. Foram ao todo 292kg de plástico, 75kg de latinhas, 55kg de vidro e 210kg de papel.

Outra ação realizada pela Equipe Aproxima foi o registro da utilização de energia das Feiras ao longo de 2019, por meio do seu fornecedor do gerador. Ao todo, foi registrada a emissão de 8 toneladas de CO2. Desta forma, a Equipe Aproxima assumiu o compromisso de plantar 56 mudas de árvores na região metropolitana de Belo Horizonte até o final de 2020.

A Equipe Aproxima ainda incentiva e exige que os expositores participantes respeitem normas e promovam práticas sustentáveis, o que resultou em 2019 em que 86% dos participantes no ano apresentaram e promoveram uma ou mais ações voltadas para a sustentabilidade.

ALÉM DA SUSTENTABILIDADE

A Feirinha Aproxima também promove ações voltadas para a inclusão. Para manter a atmosfera e o clima agregador já consagrado da Feirinha, a Edição Especial de Carnaval oferece também um inédito espaço de embarque e desembarque para o público 60+, assegurando a segurança e conforto necessário para a locomoção na chegada e saída ao evento.

Ainda, a Feirinha promove outras duas atividades de inclusão: o Espaço Especial, voltado para o lazer e entretenimento de pessoas com acessibilidade especial e deficiências, além de uma parceria com o Viva Down, projeto dedicado ao melhoramento, inclusão e fruição cultural de portadores de down na sociedade.

O Projeto Aproxima
O Projeto Aproxima surgiu em junho de 2014 como um movimento de divulgação e valorização da gastronomia mineira. Desde então tivemos muitas conquistas e a maior delas, foi Belo Horizonte ter recebido o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. Acreditamos que a valorização da nossa cultura é um trabalho conjunto. Ainda no ano de 2014, Eduardo Maya, idealizador do Projeto Aproxima, disse “se todos dermos as mãos, colocaremos Minas Gerais no lugar que merece: o grande estado da gastronomia”.

O Projeto Aproxima foi inovador em muitos aspectos: fomos os primeiros a fazer feira de rua de gastronomia na cidade, colocando chefs cozinhando lado a lado com os produtores. Fomos os primeiros a unir em um só lugar as cervejarias artesanais de Minas Gerais. Falamos deste o início da importância de valorizar um produto para ter um prato de excelência. Fizemos circuitos incentivando restaurantes e chefs a valorizar produtos do nosso estado, trouxemos para as Feirinhas produtores de todos os cantos de Minas para unir todas as pontas do mercado: produtores, cozinheiros e consumidor final.

É com muito orgulho que vemos hoje vários estabelecimentos divulgando produtos mineiros e abraçando nossa cultura gastronômica, algo que não existia há poucos anos. Fizemos quase 100 eventos nesses 6 anos de jornada: ajudamos a revitalizar mercados - fizemos nossas primeiras edições no Mercado Distrital do Cruzeiro e em 2014 e início de 2015 fizemos a Feirinha no Mercado Novo, antes dele estar “na moda”.

Fomos o primeiro evento de gastronomia dentro do Mercado Central à noite, rodamos várias praças e ruas da cidade, ajudando a ocupar a nossa cidade, a valorizar o espaço à nossa volta. Rodamos vários bairros: Lourdes, Sion, Barreiro, Savassi, Pampulha, Funcionários, Belvedere, Cidade Jardim, Cruzeiro, Centro. Fomos pioneiros em feiras de gastronomia dentro de shopping centers. No ano de 2016 começamos um trabalho de sustentabilidade e no final do ano de 2019 entregamos o selo sustentável para vários produtores, que com nosso auxilio estão se tornando cada vez mais ecológicos.

O Projeto Aproxima faz compensação de carbonos, recicla de maneira correta os lixos dos eventos e do escritório, e faz um trabalho sério de sustentabilidade social, ajudando pessoas e instituições. Nosso intuito é terminar o ano de 2020 sem nenhum plástico nos nossos eventos. Nossa ideia é sempre ajudar a cadeia produtiva: ajudando os produtores a ter mercado consumidor, a melhorar a produção e crescer de maneira sustentável.

- Pizza Sur
Empanadas com recheios mineiros
Instagram: @pizza.sur

- Casa di Maria Sabores de Portugal
Pasteis de Nata
Instagram: @casadimariasaboresdeportugal

- Especiarias Casa Branca
Temperos artesanais com baixo teor de sódio e conservantes
Instagram: @especiariascasabranca

- Típico Ceará
Castanhas de Caju, castanhas caramelas, com chocolate, castanhas do pará. Todas diretamente de fazendas.
Instagram: @tipico_ceara

- Padaria Artesanal do Wäls Gastropub (Por Fernando Bebber)
pães variados, sanduíche de queijo canastra e cesto de pães

- Classe A
cone de Camarão
Instagram: @classeagourmet

- Chef Ederson Campos
varal de carnes e legumes
Instagram: @chefedersoncampos

- Tonini Charcutaria Artesanal
produtos de charcutaria como queijos, salames e embutidos
Instagram: @toninichar

- Della Panna
autêntico gelato italiano
Instagram: @dellapanna

- Pitza 1780
Pizzas, Panzerottos e Sticks de sabores variados
Instagram: @pitza1780

- Biscoitos Real
biscoitos artesanais amanteigados, polvilho, queijo, casadinhos, doce de leite, low carb.
Instagram: @biscoitosreal

- Pimenta em Pedaços
molhos chimichurris em sabores variados
Instagram: @pimentaempedacos

- Temperando Ateliê
salgados veganos variados (coxinha de jaca, quibe vegano, dentre outros)
Instagram: @temperandoatelie

- Maria das Tranças
“Frango com quiabo”
Instagram: @mariadastrancasrestaurante

- Chef Túlio
 Filé com fritas e linguiça com mandioca
 Instagram: @cheftulio

- Marmitaria BH
Feijão Tropeiro
Instagram: @marmitariabh

- Chef Maurício Mauba
  Arroz de Costela

- Pastéis da Cris
pastéis de Sabará e caldo de cana
Instagram: @pasteisdacris

- Rock City
seleção de hambúrgueres artesanais variados
Instagram: @rockcitytruck

- Sair do Casulo Produtos Sustentáveis
glitter biodegradável, copos reutilizáveis e outros produtos produzidos por instituições sociais
Instagram: @sairdocasulo

- Café Américo
café de grãos especiais, Cold Brew Tangerina e Energético natural
Instagram: @cafeamerico

- Koctus Pizza
 pizzas variadas
Instagram: @koctuspizza

- Serra Negra Doces
doces e quitutes mineiros artesanais, além da produção do famoso Pé-de-Moleque ao vivo.
Instagram: @serranegradoces

- Dolce Frutteto
Geléias artesanais variadas, a base de frutas, pimenta e sem adição de açúcares.
Instagram: @dolcefrutteto

- Sítio Juranda
frutas vermelhas congeladas e uma seleção de sobremesas
Instagram: @sitiojurandafrutasvermelhas

- Organassis
produtos orgânicos a base de alho: alho verde, alho negro, temperos de alho variados.
Instagram: @organassis

- Cozinhe Pra Ela
Convidado da Feirinha Aproxima de Carnaval para uma aula-show gratuita, em que ensinará a receita de um Arroz de Bacalhau
Instagram: @cozinhapraela

- D’Chèvre
queijos de cabra frescos
Instagram: @dchevre

- TacomTudo
tacos mexicanos variados
Instagram: @tacomtudobh

Feirinha Aproxima especial de Carnaval-crédito da foto Guilherme Girão
SERVIÇO:
Feirinha Aproxima de Carnaval
Quando: 22, 23, 24 e 25 de fevereiro
Horário de funcionamento: das 11h às 18h
Endereço: Rua Bernardo Mascarenhas e Rua Josafá Belo (no entorno do Museu Abílio Barreto, próximo à Praça Professor Godoy Betônico e Av. Prudente de Morais)
Evento aberto ao público – sem retirada de ingressos ou inscrição prévia

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários