Quatro curiosidades que você precisa saber sobre a expansão do Império Persa na Ásia

DO TEXTO: A expansão do Império Persa na Ásia também nos trouxe diversas curiosidades sobre a época e a região, confira:

Da Antiguidade até o século XX, a história da humanidade ficou marcada por guerras entre diferentes povos e nações, principalmente na Ásia e Europa. O Império Persa é um exemplo de sucesso em disputas territoriais, atingindo uma das maiores expansões que a raça humana já viu em um período de um pouco mais de 200 anos (entre 558 a.C e 331 a.C). A expansão do Império Persa na Ásia também nos trouxe diversas curiosidades sobre a época e a região, confira:

1- A grandeza do Império Persa

Partindo de uma nação com o tamanho da atual região sul do Irã, a Pérsia passou rapidamente de uma consolidação local para um crescimento além de suas fronteiras. Os reinos da Média, Lídia, Fenícia, Síria e Palestina foram dominadas durante o próspero governo de Ciro II.

A área hoje ocupada por países como Irã, Iraque, Turquia, Afeganistão, Paquistão, Uzbequistão e Turcomenistão já foi toda de domínio da Pérsia. As investidas do Império e, posteriormente, a ascensão de Alexandre levaram o território Persa a uma área de 5 milhões de km².

Junto às mudanças territoriais também houve avanços na administração das cidades. Os governantes locais eram chamados de sátrapas, eles cuidavam das províncias e prestavam contas ao Grande Rei. Funcionários de confiança do império eram alocados nessas regiões para fiscalizar os chefes das cidades.A expansão do Império Persa foi essencial na civilização do povo local. 

2- Nomes importantes do Império Persa

Entre os diversos personagens dessa história, podemos destacar três nomes principais: Ciro II, Dario I e Xerxes I. Após quase mil anos sob o domínio de outras tribos, a Pérsia deu início a sua história dominante com a chegada de Ciro II ao trono. Além da rápida expansão por meio das estratégias militares, Ciro também é conhecido pela sua política ecumênica, que consistia em respeitar as culturas dos povos dominados.

Dario I foi o sucessor de Ciro com o grande objetivo de dar continuidade às ideias do reinado anterior. Em seu governo, Dario atinge a expansão máxima do Império, porém também é marcado pela derrota para os gregos na Batalha de Maratona.

Xerxes I foi filho de Dario I e assumiu o trono com a morte do pai. Xerxes é conhecido pela vitória contra o exército espartano de Leônidas na conhecida Batalha de Termópilas. Porém, seu desejo de vingança pela derrota do pai fez com que os Persas perdessem o domínio da Grécia, o que também culminou no exílio de Xerxes.

3- A arte e a cultura no Império Persa

Como a cultura de todo o povo na história, a arte persa também sofreu influências estrangeiras, se baseando muito na Mesopotâmia e no Egito Antigo. Porém, uma das grandes contribuições originadas da Pérsia foi a sua arquitetura.

Com o objetivo de se autopromover e alimentar os próprios caprichos gananciosos, os reis abusavam de artigos pomposos e estruturas grandiosas. A cidade de Persépolis é uma das representações de poder dos governantes persas, com seus enormes templos religiosos, palácios ostensivos e tumbas exageradamente luxuosas para reis e imperadores mortos. O tapete persa é o item mais conhecido mundialmente e até hoje representa essa cultura da matéria prima valiosa.

4- A obra definitiva sobre a expansão do Império Persa

Esse crescimento de Pérsia através do poder militar inspirou produções de filmes, livros e documentários. Porém, é na obra Histórias de Heródoto de Halicarnasso que encontramos um registro dos hábitos e dos costumes de um observador in loco dessa cultura.

Além de geógrafo, Heródoto também é conhecido como o “Pai da História”. A obra do pensador grego é considerada uma das primeiras a seguir uma estrutura de narrativa cronológica, método que utilizamos até os dias atuais. Lançada pela Editora Edipro, a nova coleção deste clássico, que conta com tradução do grego para o português, chega ao seu quarto capítulo. No Livro IV – Melpômene, Heródoto narra a expansão do Império Persa na Ásia, trazendo detalhes minuciosos sobre a cultura dos citas e líbios.

Cada livro presente na coleção Histórias contempla uma musa da mitologia grega, conforme a divisão feita pelos estudiosos de Alexandria. Depois de Clio (musa da história e da criatividade), Euterpe (musa da música) e Tália (musa da comédia), chegou a vez de Melpômene, a musa da tragédia.

Além do rico conteúdo de todas essas obras, a coleção Histórias pode ser considerada o primeiro registro de uma narração histórica, escrita por um dos maiores pesquisadores da humanidade: Heródoto de Halicarnasso.

Ficha técnica
Título: Histórias: Livro IV – Melpômene
Autor: Heródoto
Tradução: Maria Aparecida de Oliveira Silva
ISBN: 9788552100898
Páginas: 192
Formato: 14 x 21cm
Categoria: História
Preço: R$ 59,00
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários