Precisamos Falar Sobre Reposição Hormonal

DO TEXTO: Acalme-se, tudo isso é normal. Você está entrando na menopausa e para todos estes sintomas, a boa notícia é que existe o tratamento eficaz: A Reposição Hormonal.

Conheça as Vantagens da Resposição Hormonal

Tudo está bem e de repente, sem mais nem menos, você é invadida por ondas de calor regulares, a vagina começa a ficar ressecada, você é surpreendida por dores durante s relações sexuais e o seu humor? Bem, nem você consegue compreender como da conta das alterações que sofre durante o dia.

Acalme-se, tudo isso é normal. Você está entrando na menopausa e para todos estes sintomas, a boa notícia é que existe o tratamento eficaz: A Reposição Hormonal.

Embora vista por muitas mulheres de forma negativa devido aos seus sintomas desagradáveis, a menopausa é uma fase natural na vida da mulher, onde, tecnicamente ela deveria se tornar “inativa” , ou seja, a fase em que a mulher passa do estágio reprodutivo para o não reprodutivo e por isso seu corpo produz bem menos hormônios (progesterona e estrogênio), explica a Dra. Bruna Marisa, médica endocrinologista que é defensora da reposição hormonal para aumento da qualidade de vida da mulher.

Os sintomas que acompanham a menopausa são a parada das menstruações, ondas de calor e suores noturnos, falta de libido ou diminuição no desejo sexual, ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual e diminuição da atenção e da memória, insônia, irritabilidade, depressão e a perda óssea que também acompanha esta fase, pode causar a osteoporose.No entanto, esses sintomas podem variar de mulher para mulher e chegam entre os 45 e 55 anos.

A Reposição hormonal é uma terapia que tem a finalidade de diminuir estes sintomas desagradáveis e não parar a menopausa. É muito importante dizer que esta reposição também pode prevenir doenças cardíacas e a osteoporose, diz a Dra. Bruna, que explica que a melhora na quantidade do cálcio no esqueleto causada pela reposição hormonal, age beneficamente nos níveis do colesterol bom (HDL) e diminui a possibilidade de doença coronariana.

A Dra. Bruna explica que em seu consultório, costuma administrar doses baixas de hormônios bioidênticos que podem ser administrados através de comprimidos, gel, adesivos, ou seja, a forma que se adaptar melhor ao paciente e a sua rotina.

É importante dizer que o estrogênio é o hormônio que alivia os sintomas. Portanto, mulheres que fizeram histerectomia, ou seja, não possuem útero, podem ser tratadas com estrogênio isolado. Já as mulheres que não retiraram seus úteros devem tomar um hormônio tipo progesterona, a fim de prevenir o câncer uterino, pois o estrogênio sozinho pode fazer com que o revestimento interno do útero cresça mais do que o normal. 

Não existe um tempo certo de duração para a reposição hormonal, sendo que cada caso deve ser visto isoladamente com o médico de sua confiança e deve haver uma reavaliação periódica para ajustes da dose.

Os Benefícios da Terapia de Reposição Hormonal

São muitos os benefícios causados pela reposição hormonal, mas sem dúvidas o alívio do “fogacho” e dos suores noturnos são muito bem vindos. Também podemos afirmar que a mulher começa a ter mais qualidade de vida, mais disposição, melhora da memória, cognição, da sua energia do dia a dia, além de melhorar a satisfação sexual da mulher, uma vez que há um alívio do ressecamento vaginal e das dores durante os atos sexuais, diz a Dra. Bruna Marisa.

Estes sintomas atingem pelo menos 45% das mulheres. E como já dissemos, por haver uma perda óssea natural nesta fase, a terapia hormonal ajuda e muito a prevenir a osteoporose, mas isso é um assunto para depois!

Créditos: 
Dra Bruna Marisa é médica, pós graduada em Endocrinologia, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, atua na área de Medicina Esportiva, Ortomolecular e é Especialista em Emagrecimento.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários