Convidados de Portugal, Argentina e Espanha, de olho no cinema brasileiro, confirmam presença na 23a Mostra Tiradentes

DO TEXTO: Representantes de festivais, universidades, instituições e de publicações estarão na 23a Mostra de Tiradentes
MOSTRA de Cinema de TIRADENTES - Roger Koza-Foto Leo Lara - Universo Produção

Representantes de festivais, universidades, instituições e de publicações estarão na 23a Mostra de Tiradentes para ampliar repertório, gerar intercâmbio e conhecer a nova safra da produção audiovisual brasileira

Já é tradição a Mostra de Cinema de Tiradentes receber importantes nomes do cenário audiovisual mundial para acompanharem o evento. Atuando como “olheiros” privilegiados, os convidados têm a oportunidade de conhecer em primeira mão o cinema brasileiro contemporâneo que ganha as telas na Mostra. Graças a essas presenças, vários dos filmes exibidos, entre longas e curtas-metragens, passam a ser discutidos, comentados, recomendados e debatidos em outros espaços, extrapolando os limites de seus próprios territórios.

Em 2020, na 23a edição da Mostra de Tiradentes, estarão presentes cinco convidados internacionais, representando festivais, instituições e publicações de várias partes do mundo. De Portugal vem Miguel Valverde, curador do Indie Lisboa, codiretor da Portugal Film – Agência Internacional de Cinema Português, professor de Promoção de Cinema no Instituto Politécnico ESAD e de Cinema Experimental na Universidade Nova de Lisboa.

Da Espanha, a presença é deNuria Cubas, diretora artística do Filmadrid – Festival Internacional de Cinema de Madri. Ela também faz parte do comitê de seleção do Punto de Vista – Festival Internacional de Documentário de Navarra, desde 2018.

A Argentina estará representada por três nomes. Uma das presenças é de Paola Buontempo, programadora do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata. Formada em artes audiovisuais, ela teve seus curtas-metragens “Las Instancias del Vértigo” (2010), “Los Animales” (2012) e “Las Fuerzas” (2018) exibidos em festivais como Cinéma du Réel, BAFICI, FIC Valdivia, La Habana, Festival de Imagens, entre outros.

Também da Argentina vem o crítico de cinema Roger Koza, curador do Filmfest Hamburgo (Alemanha) e da Vienalle – Festival Internacional de Cinema de Viena (Áustria). Membro da Fipresci (Associação Internacional de Críticos de Cinema), trabalha no jornal “La Voz Del Interior”, publicado em Córdoba, e têm textos regularmente publicados nas revistas “Ñ”, “Quid” e no site “Con los Ojos Abiertos”. Koza ainda é diretor artístico do Festival Internacional de Cinema de Cosquín e tem várias participações em júris, inclusive compondo o Júri da Crítica da Mostra Aurora em Tiradentes no ano de 2019.

 Roger Koza-Foto Leo Lara-Universo Producão
Segundo relata Koza, "A Mostra de Tiradentes é um lugar de descobrimento de novos cineastas, todos passam por aqui. Bons filmes estão aqui, filmes que serão discutidos e que estão juntos com outros filmes, e que apresentam um paradigma diferente do cinema internacional e do cinema latino-americano. Não há outro lugar no mundo que tem uma programação tão interessante. O que tem aqui não se vê em outro lugar.”, destaca o programador argentino que marca presença nas edições anuais do evento desde da 19a Mostra Tiradentes(2016).

Por fim, a crítica e pesquisadora Julia Kratje completa o time da Argentina. Doutora em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia da Cultura, ela é professora de Comunicação Social na Universidade Nacional de Entre Ríos e na Universidade de Buenos Aires, onde é pesquisadora do Instituto Interdisciplinar de Estudos de Gênero da Faculdade de Filosofia e Letras.



TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: www.universoproducao.com.br No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentesNo Instagram: @universoproducao
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

SERVIÇO:
23ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 24 de janeiro a 1o de fevereiro de 2020
LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO 
Centro Cultural Sesiminas Yves Alves   
Largo das Fôrras 
Largo da Rodoviária

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio:   CBMM, COPASA, CEMIG, CODEMGE|GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: SESC em Minas
Incentivo: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA| MINAS GERAIS
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
MINISTÉRIO DO TURISMO - GOVERNO FEDERAL|ORDEM E PROGRESSO

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias nacionais, de longas e curtas – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne todas as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, mais de 40 sessões de cinema, homenagens, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e atrações artísticas. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários