ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

11/09/2019

Revelando SP reúne no Parque da Água Branca mais de 350 expressões culturais de todas as regiões de São Paulo


De 13 a 17 de novembro, evento gratuito traz para a capital o artesanato, a música, a dança, a gastronomia e o jeito de ser de mais de 120 cidades paulistas

Começa na próxima quarta-feira (13) no Parque da Água Branca o Revelando SP, maior evento de cultura tradicional de São Paulo, realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e produzido pela organização social Amigos da Arte, que mantém contrato de gestão com a Pasta. Mais acessível e sustentável, em seu 22º ano consecutivo, o evento reúne mais de 350 atrações de música, dança, artesanato, gastronomia e expressões culturais populares de mais de 120 cidades paulistas. É uma imersão nos sons, nas cores, nos sabores, nas artes e no jeito de ser dos brasileiros de São Paulo.

Na Programação Artística, serão mais de 100 apresentações de grupos tradicionais de batuques, folias, jongos, congos, comunidades indígenas, irmandades religiosas, folclore, dança, violeiros, violas e fandangos. Entre as atrações estão a “Folia de Reis Estrela da Guia” de Guararapes, a “Congada Preto e Branco” de Nazaré Paulista, e o “Fandango de Tamancos” de Itaoca, além de shows de Ronaldo Boldrin (dia 13), Três é Bom (dia 14), Demônios da Garoa (dia 15), Matuto Moderno e Moda de Rock (dia 16) e Renato Teixeira (dia 17).

Na Estação Gastronomia e no Rancho dos Sabores, estandes das cidades participantes, selecionadas por meio de chamadas públicas, vão oferecer degustação e venda de produtos caseiros, como geleias, pães, compotas e vinhos, e de pratos tradicionais da culinária paulista, como o “Feijão Tropeiro” de Bom Jesus dos Perdões e de Monteiro Lobato, a “Galinhada de São Longuinho” de Guararema, a “Polenta Recheada com Linguiça” de Bragança Paulista e o “Bolinho de Mandioca com Recheio de Camarão e Carne Seca” de Ubatuba.

Na Estação Artesanato, dezenas de artesãos de todas as regiões de São Paulo estarão apresentando e vendendo suas criações, como peças de arte, itens de decoração, acessórios, brinquedos e jogos, levando o público a uma viagem pelos cenários e histórias do interior e do litoral paulista. Entre os trabalhos apresentados estão os “Pássaros em Madeira” de Areias, “Arte em Ferro” de Carapicuíba, “Terços de Capiá” de Jacareí e “Bonecos de Tecido de Frei Galvão” de Guaratinguetá.

No Armazém, o público encontrará esculturas, produtos em barro e argila, quadros e móveis, entre eles, os “Barcos, Canoas e Remos Decorativos” de Caraguatatuba, “Artesanato Quilombola” de Eldorado, “Esculturas em Cerâmica de Argila e Terracota” de Embu das Artes e muito mais.

No espaço Aldeia, bijuterias, chocalhos, chaveiros, canetas, ervas medicinais e uma variedade de artesanatos indígenas serão expostos e comercializados. Peruíbe traz “Bolsas de Palha e de Fibra de Coroá”, Osasco apresenta “ Bijuterias com Sementes e Penas” e Itaporanga expõe os “Filtros dos Sonhos”, entre outros.


As cidades e atrações foram selecionadas por meio de chamadas públicas realizadas no âmbito do programa Juntos pela Cultura, realizado pelo Governo de São Paulo, que visa ampliar o acesso à arte e à cultura e a geração de renda, emprego e desenvolvimento nos municípios do Estado e estabelecer parcerias com os municípios.

“Além de fortalecer e valorizar a cultura tradicional de São Paulo, o Revelando SP tem um alto potencial de geração de renda e de visibilidade para os artistas participantes”, explica Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. "Em cinco dias, o público poderá conhecer e vivenciar a arte rica, diversa e de qualidade que é produzida em todos os cantos de São Paulo”.

Experiência imersiva

A 22ª edição do Revelando SP é a maior já realizada, tanto no que diz respeito ao número de artistas e criadores participantes quanto ao de cidades envolvidas. Há também uma série de atrações novas e a criação de um ambiente imersivo, que proporciona ao público diversas experiências com a cultura popular e tradicional do Estado.

Entre as novidades está uma instalação cenográfica que levará o público a uma viagem pelo Estado de São Paulo a bordo de um trem com janelas que projetam vídeos de paisagens e marcos de cada região. A atração vai oferecer aos visitantes a oportunidade de conhecer melhor as cidades dos artesãos e produtores que estarão expondo suas criações no evento.

A cenografia tem a assinatura do artista Zé Carratu, que já realizou projetos para televisão, cinema, teatro, shows e exposições, como Criança Esperança, abertura das Paralimpíadas e apresentações de artistas como Gal Costa e Chitãozinho & Xororó.

Local e acessibilidade

Em 2019, o Revelando SP retorna ao Parque da Água Branca, espaço do Governo do Estado que já sediou edições anteriores do evento e possui fácil acesso à população, a 850m da estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô. O local é atendido também por diversas linhas de ônibus e possui estacionamento próprio.

Garantindo um Revelando SP para todos, o evento será acessível a pessoas com deficiência física, visual e auditiva. Em parceria com a Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência, foram instalados 7.200m² de piso especial em toda a arena, tornando o palco e as tendas acessíveis por todos os lados; dois intérpretes de Libras estarão no palco e poderão, entre as apresentações, circular com os participantes pelos espaços; há espaço preferencial próximo às apresentações para cadeirantes e pessoas com deficiência; a recepção distribuirá panfletos em braile; e todas as imagens de divulgação digital incluem a hashtag #PraCegoVer, com descrição da imagem publicada.

O evento tem entrada gratuita e atrações para todas as idades.

Sustentabilidade e segurança alimentar

O Revelando SP 2019 dedica especial atenção ao tema sustentabilidade. A empresa Cicla Brasil, especializada em difusão de formas eficientes e inovadoras de aumentar a coleta seletiva e diminuir a geração de resíduos, realizará recolhimento de óleo, separação de resíduos orgânicos e ações de reciclagem. Também nesta edição, o controle de qualidade e a higienização dos alimentos prontos e preparados na hora serão garantidos por nutricionistas de plantão.

Estímulo ao empreendedorismo

Com o objetivo de fomentar a economia criativa e oferecer oportunidades de crescimento e aprendizado aos participantes, o SEBRAE-SP realiza, em todos os dias do evento, palestras com especialistas sobre empreendedorismo, relacionamento com clientes, estratégias de marketing e orientações sobre crédito, nota fiscal e legislação. 

Confira a programação:

13/10
11h30 às 12h10 - 10 dicas para quem quer abrir seu próprio negócio
14h30 às 15h10 - 10 Comportamentos dos Empreendedores de Sucesso
17h30 – 18h10 - 10 Dicas para se relacionar com seu cliente e impulsionar as vendas
14/10
11h30 às 12h10 - 10 Passos para segmentar seu cliente e impulsionar as vendas
14h30 às 15h10 - 10 fatores essenciais para formar o Preço de Venda
17h30 – 18h10 - 10 Hábitos para fazer seu dia render mais
15/10
11h30 às 12h10 - 10 Dicas para seu negócio bombar nas redes sociais
14h30 às 15h10 - 10 dicas para quem quer abrir seu próprio negócio
17h30 – 18h10 - 10 Comportamentos dos Empreendedores de Sucesso
16/10
11h30 às 12h10 - 10 Comportamentos dos Empreendedores de Sucesso
14h30 às 15h10 - 10 dicas para quem quer abrir seu próprio negócio
17h30 – 18h10 - 10 Dicas para seu negócio bombar nas redes sociais
17/10
11h30 às 12h10 - 10 perguntas para o MEI emitir Nota Fiscal
14h30 às 15h10 - 10 dicas sobre direito do Consumidor que todo empreendedor deve conhecer
17h30 – 18h10 - 10 dicas para uso de Crédito Consciente

O evento conta com o apoio da Globo, SEBRAE e Veja São Paulo.

SERVIÇO:
Revelando SP 2019
Datas: 13 a 17 de novembro
Horário: 10h às 20h
Local: Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca, São Paulo – SP)

Sem comentários:

Enviar um comentário