ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

11/10/2019

Mauro Ventura lança livro com sessão de autógrafos, dia 12 no Rio


"PorVentura", obra do jornalista e escritor, reúne situações e figuras peculiares em crônicas produzidas ao longo de vinte anos, além de textos inéditos

O autor, que já foi colunista de veículos como Jornal do Brasil e O Globo, lança na próxima terça-feira, dia12 de novembro às 19h, na Livraria Blooks, na Praia de Botafogo, 316, sua obra PorVentura com sessão de autógrafos. Com textos já publicados além de produções inéditas e exclusivas para o livro que estreia o selo 106 Crônicas, da Editora 106, Mauro narra situações e figuras peculiares ao longo de vinte anos de crônicas ora divertidas, ora comoventes.

PorVentura convida o leitor a fazer um passeio com destinos tão triviais quanto surpreendentes, passando pelas diversas contradições de uma cidade como o Rio de Janeiro. O point pode ser uma sala de um apartamento em Ipanema ou um beco de uma comunidade; o personagem pode ser um político conhecido ou um cidadão comum. Da sala da própria casa até o gabinete presidencial, Mauro Ventura vai, assim, revelando suas observações e inquietações, de um encontro a outro encanto, ao passo que trafega pela vida, fornecedora da matéria-prima indispensável a toda boa crônica.

SERVIÇO:
Lançamento do livro PorVentura, de Mauro Ventura, com sessão de autógrafos do autor
Data: 12 de novembro
Horário: a partir das 19h
Local: Livraria Blooks – Praia de Botafogo, 316 - Rio de Janeiro/RJ

Sobre o livro: Não é pouca a responsabilidade do cronista moderno — resgatar a tradição e preservar o legado de antecessores como João do Rio, Rachel de Queiroz, Rubem Braga e muitos outros —, mas Mauro Ventura a leva a efeito com mestria. Nos textos reunidos neste livro, entre inéditos e outros de grande repercussão publicados ao longo de duas décadas em veículos como Jornal do Brasil, O Globo e, mais recentemente, a internet, autor convida leitor a trafegar por um Rio de Janeiro tão lindo quanto ardiloso, com suas ruas, feiras, delegacias, calçadas e, principalmente, pessoas; por alas estreitas de comunidades esquecidas pelo poder institucional, onde pessoas (in)comuns realizam projetos sociais extraordinários; pelos cômodos do lar, onde a convivência com a família e os amigos proporciona experiências inusitadas; enfim, pela vida, fornecedora da matéria-prima indispensável a toda boa crônica.

FICHA TÉCNICA: PorVentura: Encontros, Encantos e outras inquietações
Editora: 106 Editora -  Crônicas
Autor: Mauro Ventura
Gênero: Contos e Crônicas
Preço: R$ 39,90
ISBN: 9786580905072
Formato: 14 x 21
Edição: 1ª edição, 2019
Idioma: Português
Número de páginas: 240

Sobre o autor: Mauro Ventura começou a carreira como jornalista em 1985. Trabalhou como repórter, repórter especial, editor e colunista em veículos como IstoÉ, Jornal do Brasil e O Globo, onde assinou, de 2007 a 2018, a coluna Dois cafés e a conta. Com a reportagem Tribunal do tráfico, venceu os prêmios Esso e Embratel, duas das principais distinções do jornalismo brasileiro. É autor do livro O espetáculo mais triste da terra — O incêndio do Gran Circo Norte-Americano, um dos vencedores do prêmio Jabuti, o mais tradicional do país. Escreveu os contos “A dor oficial”, publicado no livro Brasil-Haiti ―101 histórias, e “AVC”, que integrou a coletânea 25 cronistas falam de superação. Como professor, deu aulas e oficinas de crônica e de jornalismo literário. Na TV, fez o roteiro do programa De conversa em conversa, apresentado por Fernanda Montenegro, Carlos Heitor Cony e Artur Xexéo. Ocupou a Direção-Geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. É diretor de Impacto Social do Grupo Dadivar e diretor de Conteúdo do movimento Contém Amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário