Desfile exalta a força e a luta de mulheres contra o câncer de mama

DO TEXTO:

A Associação de Portadores de Câncer de Mama em parceria com o Estação da Moda Shopping, em Goiânia, que promoveu um concurso de miss que escolheu belas histórias de superação e que inspiram quem passa pelo tratamento da doença

Mulheres inspiradoras, que mesmo diante do diagnóstico e tratamento de um câncer, não deixaram de abater e foram as estrelas de um desfile realizado no último domingo (27/10) no Estação da Moda Shopping, em Goiânia. O evento, que  enalteceu não só a belezas dessas mulheres, mas também suas histórias de superação, fez parte da campanha Outubro Rosa promovida pela Associação de Portadores de Câncer de Mama (APCAM) em parceria com o centro de compras. A entidade atende a 1.400 pacientes, prestando algum tipo de assistência, desde fornecimento de medicamento a atendimento com psicólogo.

Ao todo foram 20 mulheres, que estão em tratamento, desfilaram com roupas doadas por lojistas do shopping e outros parceiros da APCAM. As participantes concorreram aos títulos de Miss Apcam, Miss Doçura, Miss Simpatia e Miss Superação. Para a escolha foram convidados como jurados a ex-BBB Elana Valenária; a jornalista Giovana Dourado, a personal stylist Bia Boaventura; o estilista goiano Levi Parma; o administrador de empresas e superintendente do Estação da Moda, Marco Antônio Ferreira; o vereador de Goiânia, Anselmo Pereira; e o empresário João César Correia.

Após o desfile os jurados se reuniram e definiram os nomes das ganhadoras dos títulos que foram: a dona de casa Enelita Rosa da Silva, como Miss Apcam; a agente de saúde Luzia de Fátima Vasconcelos como Miss Simpatia; a aposentada Maura Rodrigues, escolhida como Miss Superação;  e a dona de casa Divina Nery ficou com o título de Miss Doçura.

De acordo com a presidente da APCAM, Evandra da Costa, os critérios para a escolha das vencedoras vão muito além da beleza física e seguem uma dinâmica diferente dos demais concursos para Miss. “Elas são escolhidas pela sua presença de espírito, alegria e história. É tudo que elas têm internamente que elas externalizam no desfile”, conta Evandra .

Para a personal stylist Bia Boaventura, uma das juradas do concurso, o que mais chamou sua atenção foi animação de todas as participantes. “Me surpreendi com as participantes e fiquei feliz em ver que várias delas têm atitude e felicidade, mesmo passando por uma fase tão difícil”, elogiou.

Criado há quatro anos pela APCAM, o evento tem o intuito de exaltar a força e luta de cada participante. “O desfile foi criado para enaltecer o que elas são e como são, incentivando as pacientes a usar seu glamour. O Miss APCAM não evidencia a beleza física e sim carisma, dedicação, atenção, perseverança, porque cada uma tem sua história e é uma vitoriosa”, explica a presidente da entidade.

Emoção

Estreante na passarela, a dona de casa Enelita Rosa da Silva, 67 anos, foi eleita Miss APCAM e diz que ficou radiante com o resultado. “Eu realmente não esperava, é uma experiência única”, afirmou a vencedora do principal título do concurso. Com câncer de mama descoberto há três meses e passando pelo tratamento, Enelita diz que quer ser um exemplo para mulheres que vivem uma situação semelhante.

Outra que se surpreendeu com o resultado foi a Miss Superação, a aposentada Maura Ferreira, 65 anos. Ela diz que está na associação desde sua fundação, há 20 anos, e diz que o título que recebeu traduz bem sua luta contra a doença. 

“No meu caso são 20 vinte anos de trajetória e superação do câncer de mama. Esse título representa muito para mim”, afirma Maura que somente neste ano conquistou a prótese mamária do seio esquerdo.

As Miss Simpatia, Luzia Vasconcelos, 53 anos, e Doçura, Divina Nery, 60 anos, afirmaram que suas escolhas representam mais do que títulos de miss, segundo elas, “poder representar mulheres guerreiras e vitoriosas”, afirmaram.

Parceria

Para o superintendente do Estação da Moda Shopping, Marco Antônio Ferreira, a parceria do com a APCAM é fundamental devido a importância do trabalho da entidade. “Novamente estamos sendo parceiros da Associação e estamos juntos para o bem comum das mulheres, que é a maioria do nosso público frequentador”, ressalta. Lojistas do complexo doaram roupas para algumas das candidatas desfilarem na passarela, entre os parceiros está a loja Márcia Azevedo, Damylla, Hibiscus e Auri.

Sem ajuda do governo, a Associação realiza atividades para angariar fundos para a entidade. “Essa parceria vai viabilizar a arrecadação de um valor maior para auxiliar nossos assistidos com compra de medicamentos, cestas básicas, balão de oxigênio, colchões d’água, muletas, perucas, cadeiras de rodas, próteses, vale transporte, exames de alto custo para as pacientes”, explica a presidente da APCAM, Evandra da Costa, que lembra que a Associação é mantida totalmente com doações. Atualmente, a entidade atende a 1.400 pacientes, prestando algum tipo de assistência, desde fornecimento de medicamento a atendimento com psicólogo.

Fundada em 1999, a instituição sem fins lucrativos e não governamental vem apoiando diretamente vítimas de câncer em fase de tratamento. O objetivo é prestar assistência ao paciente em tratamento por câncer de mama e seus familiares, nos níveis bio-psico-sócio-espiritual, buscando contribuir para a melhoria de sua qualidade de vida.

Sobre o Estação da Moda

Pioneiro no pólo de confecção de moda na região, o Estação da Moda Shopping foi o primeiro centro de compras atacadista e de atacarejo (compra no varejo com preço de atacado) inaugurado em 2007. O shopping abriga mais de 400 lojas funcionando em área coberta, praça de alimentação, um hotel executivo com 215 apartamentos e está situado no maior pólo de confecção e moda da Região Centro-Oeste, e o segundo maior do Brasil, a Região da 44.

Recentemente, o Estação da Moda Shopping ampliou seu foco de atuação oferecendo também serviços como os cursos da Faculdades Estácio de Sá, cuja a sede em Goiânia funciona dentro complexo e um posto de vistoria credenciado pelo Detran de Goiás.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários