ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

6/07/2019

Evento homenageia Espanha e seus aspectos culturais em São Paulo

O prédio Bienal receberá mais de 80 expositores nacionais e internacionais-Divulgação 

Wine Weekend São Paulo Festival comemora dez anos de sucesso

Evento de vinhos e gastronomia chega à décima edição e está incluído no calendário cultural oficial da cidade de São Paulo

O maior evento de vinhos do país - e um dos maiores do setor de enogastronomia–acontece no final de junho em São Paulo pelo décimo ano consecutivo.

O Wine Weekend São Paulo Festival aquece tradicionalmente o inverno dos paulistanos ao oferecer o contato com a cultura enológica e a possibilidade da compra de vinhos diretamente dos produtores e importadores. É a hora de apreciadores da bebida renovarem suas adegas com ofertas espetaculares –e aumentarem seu conhecimento sobre “a mais culta de todas as bebidas”, segundo o escritor Ernest Hemingway.

Este ano, o evento acontece entre os dias 27 e 30 de junho (quinta a domingo) no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera, espaço que já vale a visita como referência da ousada arquitetura de Oscar Niemeyer e do paisagismo de Burle Marx. Nesse ambiente esfuziante de arte e beleza estarão expostos mais de 2 mil rótulos de todas as regiões produtoras, incluindo as diversas áreas brasileiras em que a videira floresce, mas também de países europeus tradicionalmente vinícolas, como França, Itália, Espanha, Portugal e Alemanha, e também do chamado Novo Mundo, caso de África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, Chile, Argentina e Uruguai, entre outros.

Nesta décima edição, o Wine Weekend já bate recordes de participação em termos de número de expositores presentes –serão 85 entre produtores e importadores– e ocupará 4 mil metros quadrados. A organizadora do evento, Zoraida Lobato, prevê a afluência de cerca de 30 mil visitantes, mais que no ano passado, quando houve o comparecimento de um público estimado em 28 mil pessoas.

Zoraida acredita, entretanto, que outras cifras também serão ultrapassadas no evento de junho. “No ano passado, o movimento de comercialização direta dentro do Wine Weekend aproximou-se de 5 milhões de reais, isso com um preço médio por garrafa de R$ 93,00. O tíquete médio –a despesa por visitante– superou a 178 reais”, destaca Zoraida. Entre os que responderam à pesquisa apresentada na entrada do evento de 2018, 58% estiveram no encontro para renovar suas adegas e impressionantes 42% foram à Bienal em busca de mais conhecimento sobre a nobre bebida.

EVENTOS PARALELOS
Com o objetivo de oferecer uma orientação independente e segura de compra aos visitantes, o Wine Weekend realiza anualmente uma competição entre os vinhos à venda.

No concurso “The Best of Wine Weekend” especialistas de experiência e renome internacional, enólogos, enófilos e sommeliers, além de críticos de vinhos, elegem os melhores produtos expostos e os premiam com medalhas de Grande Ouro, Ouro e Prata.

Essa eleição é feita em uma degustação às cegas, em que os provadores não vêem o que estão experimentando e suas notas refletem exclusivamente a apreciação sensorial de cada vinho. Apenas 30% dos vinhos inscritos recebem medalhas, pelo regulamento do certame.

Além da divulgação pela feira dos resultados do “The Best”, cartazes e medalhas são apresentados nas vitrines daqueles estandes que tiveram vinhos premiados, servindo como uma referência de qualidade ao consumidor.

Wine Weekend também apoia o meio ambiente, uma prova disso é o projeto Rolha Verde-Divulgação 

O projeto Rolha Verde também é foco de atenção durante o evento. A iniciativa visa incentivar o uso das embalagens recicláveis, caso da cortiça das rolhas, e promover maior conscientização acerca das emissões de CO2 e dos princípios de sustentabilidade nas atividades produtivas.

Neste ano o sommelier e artesão Francisco Canindé estará demonstrando o uso de rolhas recicladas para a construção de objetos de grande apelo estético, como adegas, luminárias, porta-retratos e outros. Canindé vai ministrar um workshop sobre o uso da cortiça aos interessados que se inscreverem.

HOMENAGEM À ESPANHA
Como em todos os anos, um país de larga tradição na produção de vinhos é escolhido pelos organizadores para ser homenageado no evento. Nesta edição, o Wine Weekend traz a Espanha para o centro das atenções.

Através de um acordo de cooperação cultural com a Câmara Espanhola no Brasil, haverá a apresentação de palestras, música espanhola ao vivo, shows de dança flamenga, exposição de artes plásticas espanholas relacionadas à cultura da boa mesa; Museu do Vinho, com peças que traçam a história da produção vinícola etc.

Além disso, haverá palestras com diversos temas relacionados ao vinho e à gastronomia, experiências de degustação técnica e avaliação sensorial de vinhos etc.

Também para os pequenos há atividades previstas, em um Espaço Infantil com ações recreativas e brincadeiras.

INGRESSOS
O ingresso ao Wine Weekend São Paulo Festival custa R$ 95,00, mas o site www.ingressorapido.com.br está oferecendo promoções com excelentes descontos até o próximo dia 30 de maio.

A 10° edição da Wine Weekend ocorre entre os dias 27 e 30 de junho no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera-Divulgação 

O ingresso inclui uma taça de degustação, a ser retirada no local.

Palestras e workshops são adquiridos à parte. Visitantes com mais de 65 anos de idade pagam meia no ingresso e nas palestras. A presença de menores de idade só é permitida com a presença de pais e/ou responsáveis legais no local. 

Apoio institucional:
ABVIDRO- Associação Brasileira das Indústrias de Vidro
APM- Associação Paulista de Medicina
APAMAGIS- Associação Paulista de Magistrados
Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo
Prefeitura de São Paulo

SERVIÇO:
Evento homenageia Espanha e seus aspectos culturais
Data: 27 a 30 de junho
Quinta a sábado: das 12h às 22h
Domingo: 12h às 20h
Local: Parque do Ibirapuera – Pavilhão Bienal
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

O MUNDO CANTA ROBERTO CARLOS

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil