CCB - Garagem Sul | apresentação à Imprensa: OS OSSOS DA ARQUITETURA com curadoria Mario Rinke > terça-feira, 18 junho, 12h

DO TEXTO: Os ossos da arquitetura | CCB 18/06.
BRUTHER, Centro Cultural e Desportivo, Paris, França, 2014

Como é que os edifícios se aguentam em pé ?

Como é que os arquitetos e engenheiros europeus pensam a construção do espaço em que habitamos?

Os Ossos da Arquitetura
Curadoria Mario Rinke

CCB  | 18 junho a 15 setembro 2019 | Garagem Sul

CCB – Garagem Sul, terça-feira, 18 junho às 12h00:
press preview e visita guiada à exposição com o curador

Para além dos materiais que dão forma e aparência a um edifício, há pré-condições físicas que permanecem fundamentais – a sua sustentação como um todo e a capacidade de se manter em pé: tal como os animais têm ossos, cada edifício tem uma estrutura. Os edifícios têm lógicas internas que não são negligenciáveis, a interconexão dos seus materiais e componentes dá-lhes força e, como consequência, essas lógicas impõem formas, padrões, ordens e constrangimentos. Na arquitetura, há uma longa tradição de pensamento que toma a metáfora biomórfica para a estrutura portante, com a construção a tornar-se a anatomia da arquitetura. A ciência, novos materiais e tecnologias têm permitido uma liberdade extra no projeto de edifícios.

Esta exposição examina a atenção dada à estrutura ao serviço da arquitetura, tal como tem vindo a ser desenvolvida por vários projetistas europeus. Serão apresentados trabalhos e métodos de sete arquitetos e engenheiros europeus (Bruther, Johansen Skovsted Arkitekter, Brandlhuber+, 6a architects, ingegneri pedrazzini guidotti, Alejandro Bernabeu e Rui Furtado) que permitem refletir sobre princípios, regras, estratégias e métodos de conceção estrutural.

Venha descobrir Os Ossos da Arquitetura, uma exposição que põe a arquitetura a nú na Garagem Sul do CCB. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários