Mural gigante é concluído no Centro de BH

DO TEXTO:
 Mural Fhero no Xavantes-Area de Serviço 

Mural gigante no edifício do Shopping Xavantes foi entregue para população de Belo Horizonte

BH acaba de ganhar uma grande obra de arte pública: um mural criado pelo grafiteiro Fhero em toda superfície do edifício do Shopping Xavantes. Para conceber uma arte que "envelopasse" todo o prédio, Fhero pintou um mural abstrato geométrico de cores fortes que remetem aos diversos povos que formam o Brasil. Sobre essa superfície, o artista que é reconhecido pela qualidade da sua pintura figurativa realista criou duas imagens: do lado maior localizado na av. Oiapoque vê-se dois pardais, pássaros comuns das cidades. Do outro lado, na rua Curitiba, Fhero resolveu pintar alguém que representasse a diversidade dos grandes centros urbanos e do público do Shopping Xavantes: sua esposa e também grafiteira Nica. Quem passa na rua pode ver apenas uma linda mulher, mas para ele tem um significado especial: pintar a Nica é declarar seu amor não só para a esposa mas também por Belo Horizonte. Para quem não sabe, Fhero é de São Paulo, mas é radicado em BH há mais de 10 anos. Foi aqui que ele construiu a sua trajetória como artista e foi o seu amor por Nica que o trouxe até a capital mineira. 

Shopping Xavantes

Inaugurado em 2004, o Shopping Xavantes foi criado através de uma parceria entre a iniciativa privada e a prefeitura de Belo Horizonte, com a transferência dos camelôs da área do hipercentro para um local que pudesse favorecer a sua formalização. No ano em que celebra 15 anos, o Shopping Xavantes renova a fachada com uma grande obra de arte que será vista pelas 100 mil pessoas que circulam no seu entorno todos os dias.

Leonardo Furman, administrador do Xavantes, ousou quando resolveu encomendar uma obra em toda a superfície do shopping. BH já tem muitas empenas de prédios pintadas, mas ainda não tinha um edifício completamente pintado, com mural em todas as suas laterais. Cada canto do shopping ganhou novas cores. Como o artista, também foi o amor pela cidade que o moveu a encomendar o mural e, antes ainda, o fez criar o Shopping Xavantes. Filho de comerciantes que possuíam lojas no centro, Leonardo não vislumbrou apenas uma oportunidade comercial, mas também um jeito de junto com o poder público acolher os camelôs que na década de 90 lotavam as ruas do centro e trazer mais movimento para o bairro que naquela época tinha alto índice de violência

Hoje o Centro abriga dezenas de graffitis, murais e intervenções artísticas emoldurados pela sua arquitetura privilegiada transformando a região em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários