Mostra de Cerâmica e Coquetel encerram turmas do projeto Feito à Mão

DO TEXTO:

Exposição estará disponível de 10 a 23 de maio na Fábrica Cultural de Santos

O projeto Feito à Mão – Arte + Ofício, que ofereceu gratuitamente aulas de cerâmica no Ateliê da Fábrica Cultural de Santos por sete meses, encerra as atividades das duas turmas no próximo dia 09 de maio, quinta-feira, com a Mostra de Cerâmica e coquetel para os alunos, professores e convidados, a partir das 19h30. Será no saguão do Centro de Atividades Integradas (Cais) Milton Teixeira, e a exposição estará aberta a visitas até dia 23/05, de segunda a sexta-feira, das 14h às 21h.

As oficinas tiveram início em 20 de setembro de 2018, agregando 60 alunos no total, divididos em duas turmas heterogêneas. A diversidade dos participantes, de 10 a 86 anos, proporcionou um ambiente de inclusão e troca de saberes, com afinidade e interação positiva. 

As aulas foram ministradas pelo renomado e premiado artista plástico Elver Savietto, uma das maiores referências de artes plásticas que Santos tem, com auxílio de Giovanna Gonçalves Nicastro.O município é uma das oito cidades brasileiras que integram a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, ao todo são mais de 180 cidades no mundo.

“O Projeto Feito à Mão – Cerâmica - Fase II foi de extrema importância no âmbito da cidade de Santos. Os participantes, sem nunca terem tido contato com a arte cerâmica, tiveram a oportunidade de desenvolver trabalhos que até então jamais pensaram em criar. A cada obra acabada, a felicidade do êxito atingido é contagiante”, destaca Savietto. A proximidade com a arte milenar proporcionou aos alunos uma noção técnica e artística da cerâmica, a importância da economia criativa, conhecimento cultural e melhora na qualidade de vida.

Incentivo 

A ação tem o patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC) e apoio do Instituto Cultural Usiminas. A produção é por conta da Renovarte Produções Culturais, com o auxílio da Favorita Cultura e Esporte e parceria com a Secretária de Cultura de Santos. “Um projeto social que, sem dúvidas, vai deixar saudades em todos os participantes”, finaliza o professor.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, salienta que o patrocínio a este projeto é uma forma de contribuir para o desenvolvimento social e cultural da Baixada Santista. “Apoiando esta inciativa contribuímos para a melhoria de vida desses alunos por meio do contato com a arte. Temos orgulho em vermos a criação de uma exposição com peças feitas por eles, com o toque de cada um”, destaca.

SERVIÇO: 
Mostra de Cerâmica + Coquetel - “Oficina Feito à Mão – Arte + Ofício”
Data: 09 de maio (quinta-feira)
Horário: Às 19h30
Local: Fábrica Cultural – Av. Rangel Pestana, 150 – Vila Mathias Santos/SP - (13) 3202-3568
Exposição: De 10 a 23 de maio, das 14h às 21h, de segunda a sexta-feira
Patrocinadora: Usiminas
Produção: Renovarte Produções Culturais
Apoio: Instituto Cultural Usiminas e Favorita Cultura e Esporte
Parceria: Secretaria de Cultura de Santos

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários