Exposição individual de pintura "À flor da pele" de ISABEL BAPTISTA - CCCP Luanda 17/04

DO TEXTO:

No dia 17 de Abril de 2019 (4ª feira) pelas 18H30, será inaugurada no CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº 50) a exposição de pintura “À For da Pele” da artista plástica ISABEL BAPTISTA.

ISABEL BAPTISTA regressa com toda a sua sensibilidade e energia criadora para apresentar ao público este seu mais recente trabalho. “À Flor da Pele” representa um tempo de pausa e balanço de uma vida intensa de procura, de encontros e desencontros, como artista e como pessoa.

A exposição reúne um conjunto de telas de grandes dimensões, em acrílico e massa de acrílico sobre tela de linho, confirmando o seu traço identitário, marcado por uma explosão cromática que entrelaça e harmoniza uma gama variada de cores, onde predominam os quentes de fogo e força, mas também habitam verdes tranquilos e azuis profundos e infinitos.    

Uma vez mais, Isabel Baptista não resistiu ao apelo da poesia, revelando, em linguagem poética, o conceito e sentido profundo deste seu mais recente trabalho.

“à flor da pele”

Na maciez da cor,
na palavra de um jeito mar,
Nesse vício de tirar sumo ao tempo
Que vira prosa e poema, vadios,
que aninham lá minha fé,
Com sabores, cheiros e manias. As
músicas boas, rebeldias. E as flores. De
Cada dia.

um convite feito um bálsamo,
para que correrias loucas,
atrás de “vitórias” ainda que poucas
melhor se possam suportar”.

À flor da pele.
Depois do corpo rendido.
(Isabel Baptista)

Isabel Baptista, uma figura carismática do mundo cultural de Luanda, consagrada pelo seu trabalho artístico, mas também pelo notável papel à frente da Galeria Cenários, pioneira das Galerias de Arte no pós-independência em Angola. Nesse tempo, esse espaço era um ponto central de agregação de centenas de artistas e escritores, uma referência e ponto obrigatório de encontro cultural em Luanda. 
   
Isabel Baptista nasceu em Luanda, onde fez os seus estudos em pintura na antiga Escola Industrial, no final dos anos sessenta. Fez a sua primeira exposição individual em 1990 no Museu de História Natural de Luanda.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários