Evento em São Paulo discute principais questões que afetam a população idosa

DO TEXTO:


11º CONGRESSO PAULISTA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA REÚNE PROFISSIONAIS DA SAÚDE E DE OUTRAS ÁREAS ASSIM COMO ESTUDANTES PARA APROFUNDAR TEMAS RELACIONADOS À VELHICE

O Brasil tem mais de 27 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estima-se que, em 2030, o país terá a quinta população mais idosa do mundo. Com isso, aumenta a demanda por profissionais da saúde e das mais diversas áreas especializados em envelhecimento.

Preocupada com essas questões, de 16 a 18 de abril, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), seção São Paulo, realiza na capital paulista o 11º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, o GERP.19.

Direcionado para médicos, profissionais da saúde e das mais diversas áreas, o evento reúne especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir, entre outras questões, demências, osteoporose, sarcopenia (perda de massa e força muscular), quedas em idosos, imunidade e vacinas, cuidados hospitalares, domiciliares e no fim da vida, direitos, sexualidade na velhice, violência contra o idoso, espiritualidade, dieta e envelhecimento, e tecnologias aplicadas à reabilitação e longevidade.

Tiago da Silva Alexandre, presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG-SP, comenta que o GERP.19 já conta com mais de 1.800 inscrições, 200 palestrantes nacionais e quatro palestrantes internacionais. “Este ano, teremos a presença de Jeremy Walston (EUA), David Marsh (Inglaterra) e Francesco Landi (Itália), respeitados especialistas em fragilidade, fragilidade óssea e sarcopenia, respectivamente, e de Mary Yannakoulia (Grécia), para falar sobre o efeito da dieta do Mediterrâneo sobre a redução do risco de sarcopenia, fragilidade e demências”, ressalta.

Além de palestras com especialistas do país e do exterior, a programação terá diversos cursos voltados à prática clínica. Ainda como parte da programação, participantes do GERP.19 apresentarão os mais de 450 trabalhos aprovados em 13 áreas temáticas. Haverá premiações para os três melhores trabalhos, sendo que ao primeiro lugar será oferecido R$ 3 mil.

Durante o evento, também acontece o 10º Simpósio das Ligas de Geriatria e Gerontologia, do qual devem participar residentes de todo o Brasil.

A cerimônia de abertura, no dia 16, às 16h45, será conduzida pelo reconhecido maestro brasileiro João Carlos Martins, no Teatro Shopping Frei Caneca.

Mais informações e inscrições no: www.gerp2019.com.br

11º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia
Data: 16 a 18 de abril
Local: Centro de Convenções Frei Caneca (R. Frei Caneca, nº 569 – Consolação – São Paulo/SP)

Sobre a SBGG
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), fundada em 16 de maio de 1961, é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como principal objetivo congregar médicos e outros profissionais de nível superior que se interessem pela Geriatria e Gerontologia, estimulando e apoiando o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico na área do envelhecimento. Além disso, visa promover o aprimoramento e a capacitação permanente dos seus associados.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários