ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

4/06/2019

Empresa facilita inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho


Negócios de impacto social terão voz ativa no Festival Global de Inovação Social, que acontecerá no dia 14 de abril

Empreender com um propósito é uma opção real para empresários que pretendem causar um resultado positivo em uma comunidade. O negócio de impacto social é uma oportunidade para buscar soluções relacionadas a questões sociais ou ambientais, considerando a viabilidade econômica com base em estratégias e modelos de negócios.

De acordo com a pesquisa “Negócios de Impacto Social e Ambiental”, realizada pelo Sebrae em 2017, 28,4% dos empreendedores desse segmento possuem ensino superior completo. Também segundo a pesquisa, 58% dos empresários possuem uma renda acima de quatro salários mínimos e atuam na área da educação (37,1%), seguido por treinamento – acesso a trabalho e renda (25,8%), cultura (22,6%) e economia criativa e artesanato (19,4%).

Esse é o caso da PcD em Foco, atendida pelo Sebrae,  a empresa nasceu em 2016 com o objetivo de oferecer soluções de forma ágil e acessível conectando profissionais a empresas que acreditam na inclusão. “Sou da área de Recursos Humanos e percebi a dificuldade de contratar profissionais PcDs (pessoas com deficiência) e, por conhecer a realidade deles, tive a ideia de abrir a empresa”, conta Neandro Perini, sócio fundador. 

Em 2017, Alan Albiero, seu sócio atual, ingressou na empresa e juntos aprimoraram a tecnologia da plataforma. Por meio dela, conecta-se o profissional com a empresa de forma digital, promovendo a agilidade na comunicação e facilitando o processo, além de fornecer dicas de mercado de trabalho para preparar o candidato.

A empresa participará do Festival Global de Inovação Social, no dia 14 de abril, em Florianópolis. O objetivo do evento é promover um momento de troca de experiência entre a comunidade global e a local do Impact Hub, com participantes de 60 países. Neandro ressalta a importância do evento para a formação de uma rede e fortalecer iniciativas relacionas a negócios de impacto social. “Quando começamos, as empresas achavam que nós éramos uma ONG. Em Santa Catarina não existe uma cultura de investir em PcDs e foi bem desafiador”, relembra.

Festival Global de Inovação Social

A programação organizada pelo Impact Hub Floripa ocorre no Centro de Inovação ACATE Primavera. Já estão confirmados para o evento a youtuber e escritora Julia Tolezano, do canal Jout Jout Prazer; Marina Silva, historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política brasileira; Aser Cortines, ex vice-presidente da Caixa, diretor e facilitador de programas da Amana-Key e UEXP; Téo Benjamin, criador da Bando e cocriador das maiores campanhas de crowdfunding do Brasil; Raull Santiago ativista social e midiativista no Coletivo Papo Reto – composto por jovens dos Complexos do Alemão e Penha; e Christel Scholten, que facilita processos de mudança sistêmica de larga escala com o compromisso da sustentabilidade.

Para participar os interessados devem se inscrever e fazer uma doação de qualquer valor em dinheiro a partir de R$ 1 — a organização recomenda a doação de R$ 185.

Carmen Augusta

Sobre a autora

Carmen Augusta - Administradora e Redatora do Portal Splish Splash. Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

AS 10 TOP+ DE RC da menina Lola Amorim | Maia, Portugal

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil