ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

3/14/2019

Projeto Guri cria músicas para animações infantis em parceria com o programa De Criança para Criança

 ‘A ideia de lobinho’, primeira animação da coletânea- Divulgação 

Primeiro vídeo, sonorizado por alunos do Guri, foi lançado no dia 11 de março

Maior programa sociocultural brasileiro mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri, acaba de anunciar uma parceria com o De Criança para Criança, programa multimodal de linguagem que tem como missão dar voz às crianças por meio de produções autorais, ou seja, a iniciativa transforma histórias, desenhos e locuções dos pequenos em animações.

Com mais de 600 vídeos educativos produzidos e divulgados nas redes sociais, o De Criança para Criança contou com o apoio do Projeto Guri para a sonorização de quatro filmes que serão lançados, semanalmente. O primeiro foi lançado no dia 11 de março. Com caráter temático, os vídeos foram gravados por alunos de diferentes polos de ensino.

“Em nossa atividade, a criança é a protagonista. Faltava a trilha sonora e a sonorização para fecharmos o processo de criação integral da mesma. Com o Projeto Guri essa etapa se concretiza”, explicou Marcos Okura, gerente de produção do De Criança para Criança.

Agenda de lançamento

Com lançamento aguardado para a segunda semana de março, os vídeos serão lançados nas redes sociais dos dois projetos. Confira a programação abaixo:

11/3 - A Ideia de Lobinho, com alunos do curso de sopro do Polo São Vicente, sob a supervisão do educador Rodrigo Vilela. Episódio inspirado no primeiro objetivo de sustentabilidade da ONU: ‘erradicação da pobreza’. Link: https://youtu.be/pgwswFdtr3s

18/3 - O Campeonato de Vídeogame, com alunos de iniciação musical do Polo Capela do Alto, sob a supervisão da educadora Camila Magnani. Episódio inspirado no quinto objetivo da ONU: ‘igualdade de gênero’. Link: https://youtu.be/7eh5pRofThc

25/3 - A História das Histórias, com alunos dos cursos de violão e percussão do Polo São Luis do Paraitinga, sob a supervisão do educador João Gaspar. Lenda indígena. Link: https://youtu.be/6GTxW7hhUYA

31/3 - O Aluno Morcego, com alunos do curso de percussão do Polo Itanhaém, sob a supervisão do educador Israel Henrique Santos. Episódio inspirado no quarto objetivo da ONU: ‘educação de qualidade’. Link: https://youtu.be/FKID3dYhNjM

Próximos passos
Em 2019, o Guri planeja ampliar a parceria e atuar de forma integral no processo de criação da história, produção dos desenhos para a animação e composição da trilha sonora, além de incluir a participação de Guris de outros polos de ensino. “Pensamos, inicialmente, em envolver os alunos de nove formações: iniciação musical, coral, acordeon, teclados, friccionadas, percussão, dedilhadas, sopros e prática de conjunto”, comenta Valeria Zeidan, gerente pedagógica da Amigos do Guri – associação que administra os polos do Projeto Guri no interior e litoral paulista e dos instalados na Fundação CASA.

“Um grupo de jovens da Fundação CASA também deve ser contemplado com a ação. Também está nos nossos planos a produção de uma história a partir de uma música instrumental composta pelo Guri”, acrescenta Valeria.

Sobre o De Criança para Criança
O programa multimodal integra as linguagens verbal, visual, gestual e sonora no qual os alunos trabalham coletivamente na produção de animações. A criança se diverte enquanto aprimora competências e habilidades necessárias para a formação de pessoas colaborativas, autônomas, criativas, inovadoras e éticas. “Colocar a criança na situação de protagonista, onde ela escreve, narra e grava é também uma revolução do uso da tecnologia dentro da escola e está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular”, celebra Cris Tempesta, diretora pedagógica.

A ideia surgiu em 2012, quando Vitor Azambuja resolveu transformar em animação o desenho do filho Antonio, de 7 anos. E em 2017 o programa entrou em definitivo na grade escolar como programa educativo. A ação cresceu em parceira com Gilberto Barroso e, juntos, produziram 24 filmes pela Ancine, com patrocínio da Faber-Castell. Atualmente, o programa conta com mais de 600 vídeos, distribuídos gratuitamente na internet, com histórias criadas no Brasil, Estados Unidos, Dinamarca e Portugal. 

De Criança para Criança promove ainda atividades ao lado de instituições como GRAACC, APAE e Dorina Nowill. “Acreditamos, com essas parcerias, que a criança, independentemente de suas limitações, pode ter os mesmos resultados criativos, materializando suas ideias”, argumenta Okura.

Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri
Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Amigos do Guri administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CTG Brasil; VISA; WestRock; Bayer; Microsoft; VALGROUP; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Tereos.
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

MÚSICA LUSÓFONA

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil