Mário Pagnozzi Júnior comenta - Escurecer o sol não seria tão ruim

DO TEXTO:
 
Mário Pagnozzi Júnior comenta - Escurecer o sol não seria tão ruim 

Se queremos evitar os piores efeitos da mudança climática global, provavelmente precisamos parar de queimar combustíveis fósseis diz Mário Pagnozzi Júnior. Mas, nesse meio tempo, muitos buscam soluções tecnológicas como a geoengenharia para aliviar a carga na Terra.

Esses planos, como inundar a atmosfera com um material que reduziria a quantidade de luz solar que chega ao planeta, muitas vezes vêm com efeitos colaterais como mudanças nos padrões de chuva e na formação de furacões. Mas, de acordo com uma nova pesquisa animadora , uma quantidade moderada de engenharia de trânsito - apenas mal empurrando o botão de desligamento do sol - poderia ajudar a diminuir a catástrofe relacionada à mudança climática com efeitos colaterais mínimos.

Toeing O Pedal Do Gás

Isso está de acordo com um artigo publicado segunda-feira na revista Nature Climate Change .

No estudo, uma equipe de cientistas de Harvard, MIT e Princeton usou modelos climáticos sofisticados para simular uma versão poluída da Terra, na qual a concentração de dióxido de carbono na atmosfera é duas vezes maior do que é hoje. Então eles diminuíram o sol simulado para eliminar metade do aquecimento global causado pelos gases de efeito estufa.

Não é o modelo mais relevante para o mundo de hoje, já que estamos mais propensos a gradualmente adicionar mais carbono à atmosfera do que imediatamente dobrá-lo, mas as descobertas do estudo fornecem evidências da ideia de que a geoengenharia pode nos ajudar a sobreviver.

Melhor Cenário Possível

Modelos mais drásticos de geoengenharia que visam combater a totalidade do aquecimento global preveem que a redução da luz solar poderia ter efeitos colaterais catastróficos, como causar secas em partes da África ou piorar as tempestades, de acordo com a análise de Earther . Mas como esse estudo adotou uma abordagem mais gentil, os cientistas viram apenas um aumento minúsculo dos efeitos colaterais do tipo.

Novamente, a única cura para a mudança climática é provavelmente descarbonizar a indústria global. Enquanto trabalhamos nisso, parece que uma pitada de esforços de geoengenharia pode ajudar um pouco também.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários