ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

3/28/2019

"HOMENAGEM A EDUARDO PAÍM" - Teatro Musical | CCCP Luanda 03/04


CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS
em parceria com
Alunos do Instituto Médio Técnico CEARTE  

“HOMENAGEM A EDUARDO PAÍM”
Teatro Musical

Retrato de uma artista que se confunde com a estética musical moderna

No dia 3 Abril (4ª feira), pelas 18H00, o CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS vai apresentar a peça de teatro Musical em homenagem ao compositor e intérprete EDUARDO PAÍM, promovida pelos alunos do CEARTE.           
O musical retracta a vida do consagrado compositor e intérprete, EDUARDO PAÍM, desde a infância, no Congo Brazzaville, onde nasceu e ganhou a primeira guitarra oferecida pela sua mãe, até à fase adulta já em Angola. Desde a adolescência, no grupo “Os Puros”, até à sua carreira a solo. Uma viagem pela realidade do artista, contando o percurso artístico, as perdas e ganhos como artista e como pessoa. Viveu o auge da sua carreira em Portugal, onde conquistou o seu primeiro “Disco de Ouro” com o trabalho “Do Kayaya”.

Eduardo Paím, que sua avó chamava Kambuengo, começou a reproduzir músicas de cariz revolucionário, na adolescência, chamando a atenção de Agostinho Neto, de quem sua mãe era secretária. 

Entre os artistas que o influenciaram cita, Teta Landu, Elias dya Kimuezo, Urbano de Castro, David Zé, Artur Nunes, Joy Artur, Taborda Guedes e Tino Dya Kimuezi.

Ficha Técnica
Director artístico: José Teixeira
Texto: José Teixeira
Assessor: Gilberto Kapitango
Director musical: Kizua Gourgel
Produtor: Silva Canganjo
Produtor executivo: Kelson Gourgel

O projecto “Retrato de um Artista” dá a conhecer a vida de artistas, criadores, e humanistas, cujas obras superam os limites do tempo e do espaço. Uma homenagem a artistas vivos, num espectáculo que reúne música, dança, teatro e, artes visuais.

O mentor do projecto foi o estudante do CEARTE, Silva Canganjo Afonso Essindo, que nasceu no Bié e integra o grupo Njila Teatro.

O Director artístico é José Silva Pinto, professor do CEARTE, Director do grupo Miragens e Coordenador do evento “Há Teatro no Camões”.

Curador do projecto é Gilberto Dune Capitango, licenciado em linguística portuguesa pelo ISCED de Luanda. Escritor, artista plástico, curador e professor no CEART e no ISART.

Kizua Gourgel é o assessor de imprensa e Elias Kiaku Domingos Paulo são responsáveis pela produção técnica. Mussy Gougel responde pela comunicação e imagem e Kelson Gougel é o produtor executivo. 
Armindo Guimarães

Sobre o autor

Armindo Guimarães - Doutorado em Robertologia Aplicada e Ciências Afins e Escriva das coisas da Vida e da Alma. Administrador, Editor e Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil