ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

3/26/2019

A grande importância da internet


Poderá parecer estranho dizer que a Internet é, de algum modo, e atualmente, o maior museu da humanidade, mas é-o, de facto! Foi deste modo que o Dr. Francisco Maduro-Dias em tempos idos iniciou um escrito publicado no matutino "Diário Insular". Concordo em absoluto, pelo facto de, também, utilizar este meio de comunicação para, sobretudo, enviar escritos e, também, com uma outra verdadeira essência, a de me aproximar dos meus amigos, do meu país, da minha terra, da qual "zarpei" há 15 anos,  1 em Coimbra, 1 na Figueira da Foz, 1 no Faial e 12 no Brasil, onde me encontro. 

Apesar de reconhecer que existem muitos perigos, nomeadamente no que advém das salas de bate-papo, a internet trouxe-nos uma impressionante facilidade de contatos a todos os níveis. Na nossa área, por exemplo, facilitou-nos em tudo. Esteja onde estiver, é fácil enviar um texto sem preocupações de maior, a contrastar com os tempos em que, tão somente, usávamos o telefone via interurbana, depois a ligação direta, que já deu uma pequena ajudinha, seguindo-se o telefax e o fax que completaram, com mais eficiência, a passagem de matérias para as redações dos jornais e estou apenas a falar de jornais, porque, como sabe, qualquer outro ramo empresarial foi beneficiado com a evolução da tecnologia. Hoje, com a internet, temos os blogs, os sites, os jornais digitais e, para além de tudo isto, a possibilidade de, ao nível mundial, se ler os jornais on-line. Hoje, a cada minuto que passa, estamos atualizados com as mais variadas notícias provindas dos quatro cantos do mundo. Neste contexto, aproveitaria para enaltecer, entre outros, a iniciativa de um grupo de entusiastas em colocar ao dispor dos internautas o Jornal Digital denominado por Azores Global e cuja empresa ainda foi mais longe ao proporcionar imagens por via da Azores Global TV, meio que utilizei algumas vezes para assistir a eventos realizados no meu querido arquipélago, mormente a ilha Terceira onde fui nado e criado.

De resto, para além de algumas páginas no facebook, tenho no meu Blog generalista a "menina dos meus olhos". Só este? Não. Não quero ser injusto. Adiciono o Portal Luso Brasileiro Splish Splash, administrado pelo meu querido amigo Armindo Gonçalves Guimarães, que vive no Porto e é por isso que, amiudadamente, lhe chamamos gajo do carago, termo muito usual na Cidade Invicta e não só. E também o homem que, com toda aquela generosidade que se lhe reconhece, trata, graficamente falando, do meu Blog generalista e cuja qualidade em termos de grafismo tem merecido os maiores encómios de amigos que o visitam e também aqueles que colaboram.

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil