ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

2/06/2019

Rádio Nacional conquista Prêmio MPT de Jornalismo 2018

Prêmio MPT de Jornalismo-Sumaia Villela, Maria Beatriz de Melo Silva, José Maria Machado 
da Radio Nacional

Série de reportagens sobre agrotóxicos venceu na categoria nacional de radiojornalismo

A Rádio Nacional e a TV Brasil, veículos públicos geridos pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foram agraciados na cerimônia de anúncio dos vencedores do Prêmio MPT de Jornalismo 2018, realizada nesta terça-feira (5/2), na sede do Ministério Público do Trabalho, em Brasília. Enquanto a emissora de rádio obteve reconhecimento nacional, o canal de televisão conseguiu distinção regional.

A série especial "Agrotóxicos: a dor silenciosa das comunidades rurais", produzida pelas jornalistas da Rádio Nacional, Sumaia Villela e Maria Beatriz de Melo Silva, com sonoplastia de José Maria Machado, venceu a categoria nacional de radiojornalismo do Prêmio MPT de Jornalismo 2018.

As reportagens veiculadas pela Rádio Nacional narram conflitos relacionados ao uso de agrotóxicos e os impactos dos defensivos agrícolas na saúde dos trabalhadores e das comunidades rurais. Os áudios estão disponíveis para download no site da Radioagência Nacional, em:

A repórter Sumaia Vilela conta que o trabalho de equipe do Radiojornalismo da emissora pública foi um dos motivadores para a produção da série. De acordo com ela, a ideia de pesquisar sobre o tema surgiu quando uma colega compartilhou a informações sobre a contaminação do leite materno por agrotóxicos.

Prêmio MPT deJornalismo-Sumaia Villela da Rádio Nacional-venceu prêmio nacional 
na categoria radiojornalismo

Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, conquistou prêmio na categoria regional

A TV Brasil também era finalista na categoria nacional de telejornalismo com a reportagem "Catadores de Sonhos", de Flavia Peixoto, exibida pelo programa Caminhos da Reportagem, atração jornalística da emissora pública. Durante a solenidade, a equipe da TV Brasil recebeu o prêmio pela conquista da categoria regional (Centro-Oeste).

Prêmio MPT de Jornalismo Caminhos da Reportagem da TV Brasil-com Flavia Peixoto, 
venceu categoria telejornalismo regional no Centro-Oeste

A premiação do Ministério Público do Trabalho reconhece conteúdos jornalísticos que revelam irregularidades contra os trabalhadores brasileiros e tem o objetivo de informar o público sobre a proteção e a defesa dos direitos do trabalhador.

Os conteúdos veiculados pelas emissoras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) conquistaram a etapa regional do Prêmio MPT de Jornalismo 2018 e, por isso, eram finalistas da etapa nacional.
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

GALERIA DA LUSOFONIA

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil