Lançamento da obra O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de GOCIANTE PATISSA | CCCP Luanda 24/01

DO TEXTO:

CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS
parceria com
EDITORA ACÁCIAS

Lançamento     
O HOMEM QUE PLANTAVA AVES 
CONTOS de GOCIANTE PATISSA

A apresentação da obra será feita por Helder Simbad 

No dia 24 de Janeiro de 2019 (5ª feira) pelas 18H30, no CAMÕES/CENTRO  CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal, nº 50),  no âmbito da parceria com a EDITORA ACÁCIAS, será lançado o livro de  contos  O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, da autoria de GOCIANTE PATISSA.

SOBRE A OBRA

O HOMEM QUE PLANTAVA AVES reúne 14 contos e uma fábula. Segundo Caroline Eulália, crítica brasileira, “no conto que dá nome à obra, o autor desenvolve uma narrativa  sobre o povo rural, marcada pela crítica e  fino humor, que procura “desconstruir” preconceitos existentes na sociedade relativamente aos deficientes, a quem são subtraídos direitos. (…). Com a característica de um escritor parodista, Gociante  Patissa cria as suas histórias com uma escrita concisa e leve, porém estruturada pelas palavras de um homem que enxerga para além da construção social, tão aceite, mas também com  necessidade  de ser repensada”.  

Citando a obra: “acreditava-se que a limitação motora seria praga dos deuses por eventual erro dos ancestrais (…).  Em meios rurais, onde são pelo trabalho as pessoas notadas, Lumbombo,  visto  como um ser frágil,  não era bem  o tipo que  povoava  fantasias. (…) Lumbombo recebia por terceiras mãos o recado de que o boi havia morrido na lavoura. Eu pagar o boi do paralítico? Nunca! refilava o ajudado. O que pode ele fazer para me agarrar, por acaso vai correr? A repreensão dos demais aldeãos era automática, tendo em conta   que é sobre a honestidade e honradez que se constrói uma sociedade. (…) Só horas depois, com  a presença do boi, Lumbombo soltou-lhe. Estava aprendida a lição. Não é com as pernas que corremos, é com o pensamento.” 

SOBRE O AUTOR

Daniel Gociante Patissa nasceu, em 1978, na Comuna  do Monte Belo, Município do Bocoio, Província de Benguela. Licenciou-se em Linguística, na especialidade de Inglês, pelo Instituto Superior  de Ciências da Educação da Universidade Katyavala Bwila. É membro da União dos Escritores Angolanos e colaborador  do Jornal Cultura. Foi distinguido com o Prémio Provincial de Benguela   Cultura e Artes 2012, na categoria  de investigação em Ciências Sociais e Humanas, “pelo seu contributo na divulgação da língua local Umbundu, na perspectiva das  tradições orais, através  do conto e novas Tecnologias de Informação e Comunicação”. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários