ESPECIAL FILIPE MUKENGA "Voz & Violão" - CCCP Luanda 25/01

DO TEXTO: ESPECIAL FILIPE MUKENGA "Voz & Violão" no Camões/Centro Cultural Português - Luanda-Angola

O CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS  tem o prazer e a honra de acolher, no dia 25 de Janeiro de 2019 (6ª feira), o concerto de FILIPE MUKENGA – Especial, Voz & Violão, numa  produção da “Mais Música”  do Músico Vladimir Gonga,  no âmbito de um projecto que irá  levar ao palco outros grandes Mestres da música angolana, ao longo de 2019.    

FILIPE MUKENGA, também conhecido por Mestre Kianda, será acompanhado  no concerto pelos violões de Mário Gomes e Larson Divino, dois grandes violonistas da música angolana, que irão proporcionar momentos de jazz acústico, em torno dos acordes dissonantes característicos de Filipe Mukenga, que interpretará  temas do seu repertório.

Filipe Mukenga, de seu nome próprio, Francisco Filipe da Conceição Gumbe, nascido em 1949 em Cabinda. Um nome maior do panorama musical angolano, considerado o “Rei do jazz” em Angola, que compõe há mais de 50 anos. Percursor da nova música angolana, influenciou e marcou gerações e permanece como  fonte de inspiração musical para os mais novos.

Cantor e compositor, que se iniciou na música, influenciado pelos Beatles, na década sessenta do século passado, Filipe Mukenga rebusca as dissonâncias do jazz, os chamados acordes invertidos, pouco comuns na música africana. Para além da herança cultural angolana, cruzam-se na sua música várias influências, designadamente jazz, blues, soul music e bossa nova.

Continua a direccionar o seu trabalho para temáticas ligadas ao meio ambiente, solidariedade social, assimetrias, desigualdades sociais e conflitos mundiais.  

Com um notável percurso internacional, particularmente  Portugal, onde residiu mais de uma década, FILIPE MUKENGA passou também por França, Bélgica, Holanda, Macau, Vietnam e Brasil. Gravou o seu primeiro trabalho  discográfico, “Novo Som”, em 1990, na Editora EMI-Valentim de Carvalho em Portugal. Colaborou  no disco de Rui Veloso, “Mingos & os Samurais”. Em 1991, actuou com o Grupo musical “Os Tubarões”, no Coliseu dos Recreios . Ao longo de toda a década noventa do século passado,  gravou  o seu segundo CD, “Kianda Kianda”, em Paris,  e participou em  variadíssimos trabalhos discográficos com nomes de referêncial, como Carlos Burity, Katila Mingas, Paulo Flores, Eduardo Paim, Fernando Tordo e Filipe Zau,  entre  muitos outros. Em 2003, lançou, no Brasil e em Portugal, o seu CD “Mimbu Iami”. Em 2007, gravou e lançou  em Portugal   o seu disco “Sons da Fala”. Em 2008, lançou o CD “Angola solta a tua Voz”. O seu disco ”Nós somos Nós” foi gravado no Brasil e contou com direcção de Zeca Baleiro, Ivans Lins e Martinho da Vila.

FILIPE MUKENGA considera que faz “nova música de Angola, mas que a sua música está aberta ao mundo, com teor internacional acentuado e, por isso, também está aberto a influências externas dispares que podem, indubitavelmente, contribuir para uma melhor qualidade da música angolana”. Reconhece influências musicais “do jazz, através do  discurso melódico e utilização de dissonâncias e também da música francesa, particularmente de músicos como Charles Aznavour”.  Filipe Zau tem sido  um dos seus “companheiros musicais”, na  composição dos textos dos seus temas,  desde 1978, ano em que o conheceu.  

O CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS, no quadro do seu desígnio de apoiar e divulgar a Cultura e  os Artistas, acolhe, com  grande prazer e honra, o concerto de FILIPE MUKENGA. Para além da cedência do  Auditório Pepetela, apoia também a produção,  promoção  e divulgação do concerto, sem quaisquer contrapartidas. Disponibiliza ainda o seu espaço para aquisição de bilhetes que estarão  à venda, no Centro Cultural, a partir do dia 16 de Janeiro de 2019,  ao preço de 7.000,00 Kwanzas, nas horas normais de expediente.

- De 2ª a 5ª feira, das 08h30 às 17h00
- 6ª feira, das 09h00 às 13h00
- Sábado, das 09h30 às 12h30

Filipe Mukenga - Angola no Coração


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários