CCB | Ciclo Os Grandes Conflitos da História - Da Idade Média ao século XX > janeiro a março, sábados às 12:00

DO TEXTO: Porque há tantos castelos em Portugal? Porque é que tantas datas da história de Portugal são datas de batalhas? Na Europa, os conflitos militares foram um fator decisivo na evolução dos Estados, na transformação das sociedades e na definição das culturas.

Os Grandes Conflitos da História
Da Idade Média ao Século XX

Conceção e orientação: 
Bernardo Vasconcelos e Sousa, Nuno Gonçalo Monteiro e Rui Ramos
Sábados: 5, 12, 19, 26 jan. 2, 9, 16, 23 fev. e 9 mar. às 12h00

CCB  >  Centro de Congressos e Reuniões

Porque há tantos castelos em Portugal? Porque é que tantas datas da história de Portugal são datas de batalhas? Na Europa, os conflitos militares foram um fator decisivo na evolução dos Estados, na transformação das sociedades e na definição das culturas.

É impossível compreender a história europeia sem falar da «guerra dos cem anos» dos séculos XIV e XV, das «guerras de religião» dos séculos XVI e XVII, ou das «guerras mundiais» do século XX. As guerras inspiraram obras de arte, da Canção de Rolando à Guernica de Picasso, marcaram territórios e paisagens, e foram a origem de muitas expressões e costumes.

O objetivo destas palestras não é simplesmente descrever os grandes conflitos, mas usá-los para reexaminar a história política, social e cultural da Europa desde a Idade Média. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários