Aproveite as férias escolares para começar as ações de controle do xixi na cama

DO TEXTO:


É tempo de férias e a rotina da família muda totalmente. Na programação das crianças, viagens e os convites para dormirem na casa de parentes e amigos se tornam mais frequentes. Mas, e as crianças que ainda convivem com o xixi na cama? A Enurese, perda involuntária de urina durante o sono, é uma condição muito frequente que atinge cerca de 15% das crianças com mais de 5 anos de idade.


Mas, para não deixar o período se tornar um pesadelo, com ansiedade e estresse, confira abaixo dicas para encarar de vez o transtorno e ajudar os pequenos a superarem os efeitos negativos do xixi na cama.

Marque uma consulta médica


Não adianta querer lidar com a Enurese sem consultar um especialista, por isso, o primeiro compromisso das férias é agendar uma visita ao pediatra. Caso você já tenha mencionado o problema com ele, mas não sentiu segurança ou atenção ao caso, procure uma segunda opinião. Para ajudar o especialista, leve anotações prévias da rotina da criança: comportamentos, frequência na ingestão de líquidos, idas ao banheiro durante o dia, posturas de contenção e as situações geradoras de estresse durante o dia.

Converse com a criança 


A criança precisa ser incluída em todo o processo, a começar pelo entendimento do transtorno. Pode ter certeza de que isso a fará colaborar de maneira muito mais ativa e simples durante o tratamento. Cuidado com abordagens que possam fazê-la sentir-se culpada. A ideia é mostrar que o xixi na cama não é uma doença, mas sim uma fase que vocês enfrentarão juntos.

Inaugurar o diário miccional 


O registro das noites secas é um documento de apoio ao tratamento da Enurese, o que faz com que você nem precise, necessariamente, esperar a consulta com o médico para começar a usar. Caso prefira montar o seu próprio calendário, não esqueça de convidar a criança para participar. Preencha junto com ela, sempre valorizando as noites secas e tirando o peso das molhadas.

Preparar o ambiente


Uma coisa muito importante durante o tratamento da Enurese é a adoção de itens e comportamentos que tornem o xixi na cama o menos desagradável possível. Coisas como capas protetoras de colchão, roupas íntimas impermeáveis e baixa ingestão de líquidos durante a noite, podem ajudar na empreitada. Mas claro, nada melhor para os pequenos do que o afeto e apoio dos pais. Procure deixar a criança sempre tranquila na hora de dormir e, caso exista a necessidade de ingerir remédios prescritos pelo médico, siga os horários com disciplina.

Orientar familiares, amigos e cuidadores


O xixi na cama não é motivo para impedir a criança de acampar ou de pernoitar na casa de outras pessoas. Converse com seu filho e, caso ele se sinta confortável para experimentar uma ou mais noites fora de casa, explique como ele pode agir para que a experiência seja agradável. Reforce as orientações para os responsáveis por ela durante essas noites, como parentes próximos, amigos da família ou até mesmo cuidadores.

Mais informações sobre o xixi na cama
O site www.semxixinacama.com.br, desenvolvido com o apoio do Laboratórios Ferring, reúne informações sobre a Enurese e tem o objetivo de orientar as famílias sobre como lidar com o xixi na cama sem traumas, alertando sobre a importância do diagnóstico correto e da busca por tratamento médico adequado. O visitante ainda tem acesso a uma lista com os centros de apoio mais próximos a sua região, perguntas e respostas sobre o tema, além de vídeos e um blog. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários