“Levada +” apresenta shows gratuitos no Oi Futuro, em outubro

DO TEXTO:

Projeto é um braço do Festival Levada e traz 4 novos shows ao estúdio do LabSonica 

O Festival Levada realizou a sua sétima temporada neste ano levando ao público carioca as novas tendências do cenário sonoro nacional. Agora, o som continua com a versão estendida “Levada +” em 4 apresentações com entrada grátis no mês de outubro, no estúdio do LabSonica, localizado na mesma rua do centro cultural Oi Futuro, no Flamengo. No lineup estão shows com Cuca Ferreira - projeto Atônito (dia 05), Guilherme Kastrup (dia 12), Craca e Dani Nega (dia 17) e Maria Beraldo (dia 26). 

O "Levada +" vai misturar shows e workshops para falar de música independente. Como as vagas são limitadas, o público precisará fazer a inscrição previamente por meio de um link que será disponibilizado nas redes sociais do Oi Futuro (e replicado na página do festival no Facebook) sempre na véspera de cada show, às 10h. De brinde, os inscritos que comparecerem aos eventos poderão participar de um bate- papo com os artistas do dia e curtir o som de DJs no warm up.

Abrindo essa “esticadinha” do Festival Levada, no dia 05 de outubro o músico, arranjador e saxofonista Cuca Ferreira (Bixiga 70) apresenta o seu projeto autoral Atønito, disco cujo som segue gêneros como jazz, música instrumental brasileira e urbana, além do afrobeat. O trio instrumental formado por Cuca Ferreira (sax barítono), Loco Sosa (bateria) e Rodrigo Fonseca (baixo) faz um mix de freejazz, indierocktem e influências vindas de John Contrane e Thiago França.

Na sexta seguinte, dia 12, quem toca no Labsonica é o instrumentista, percussionista e produtor musical carioca Guilherme Kastrup, responsável pelo mais recente disco da cantora Elza Soares. Ele traz músicas de seu segundo álbum autoral, “Ponto de Mutação”, obra inspirada pela visão sistêmica presente no livro homônimo de Fritjof Capra, além de canções de seus outros álbuns como os famosos “Kastrupismo” (2013) e “Sons de Sobrevivência” (2014). 

A dupla Craca e Dani Nega, conhecida por sua junção heterodoxa de hip-hop e música eletrônica, é a penúltima atração do “Levada +”, no dia 17. Com o repertório do último trabalho "O Desmanche", o duo une rap e eletrônico. Inclusive, a cantora é considerada por BNegão como "uma das maiores letristas da música brasileira contemporânea”. As canções seguem a linha música e identidade, música e resistência, música e militância para colocar abaixo conceitos, preconceitos e chamar a atenção para injustiças sociais. 

Encerrando a programação do Levada +, temos a cantora, compositora e clarinetista Maria Beraldo. Ela faz o show de lançamento do seu álbum de estreia "Cavala" (2018, Risco), no dia 26 de outubro. O som tem camadas de ruídos eletrônicos, diálogos com o jazz e versos orientados pela profunda sensibilidade dos temas. Mesmo sendo vendido no texto da apresentação da obra como o “grito de liberdade de uma mulher lésbica“, o trabalho transborda a alma feminina sem rótulos e faz um passeio pelas descobertas da cantora.

“O Levada+ mantém a tradição do festival e traz quatro nomes importantes do cenário independente. Apresentamos a despedida de Kastrupismo, primeiro álbum de Guilherme Kastrup, produtor dos dois últimos e festejados discos de Elza Soares; a dupla Craca & Dani Nega lança seu segundo álbum, Desmanche, aprofundando a fusão do eletrônico com o hip hop; o trio instrumental Atønito mistura freejazz, rock e diversos gêneros musicais em seu primeiro disco; e Maria Beraldo chega ao Rio com Cavala, sem sombra de dúvida, um dos melhores discos lançados em 2018. O público carioca terá a oportunidade de acompanhar bem de perto a força e o constante poder de renovação da música brasileira”, destaca o curador do evento e produtor cultural, Jorge LZ.

SERVIÇO:
LEVADA +
Lab Oi Futuro - R. Dois de Dezembro, 107, 5º andar – Flamengo. Entrada franca. Horário: 19h. Censura: 18 anos. Metrô: Estação Largo do Machado. Informações: 21 2556-8477 | zucca@email.com | www.festivallevada.com.br

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários