Exposição de Pintura VAN DEPOIS DOS 40 | CCCP Luanda 11/10

DO TEXTO:

No dia 11  Outubro de 2018 (5ª feira), às  18H30  no CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS  (Av. De Portugal nº 50), será inaugurada a exposição retrospectiva/Multidisciplinar  “VAN DEPOIS DOS 40” de Van, nome artístico de  Francisco Van Dúnem,  que assinala  quatro décadas do seu percurso artístico. A exposição ficará patente até dia 13 de Novembro.

Na exposição retrospectiva/multidisciplinar de artes plásticas  “VAN DEPOIS DOS 40”  o Artista reúne um conjunto de obras de pintura, desenho e instalação, utilizando técnicas e materiais  diversificados. Segundo o artista “(…) com esta retrospectiva multidisciplinar pretendo mostrar parte do meu percurso artístico,  baseado nas observações e análises do meu universo e na “búsqueda” constante de mais conhecimentos, privilegiando os de índole ambiental e identitários, tentando assim resistir aos efeitos menos bons, companheiros da globalização (….) Passaram-se 41 anos (Outubro de 1977 a Outubro de 2018), desde que participei, pela primeira vez, numa exposição colectiva com os gurus das artes plásticas angolanas. Tinha eu aproximadamente 18 anos de idade, seguindo pegadas de nomes sonantes que a história de Angola não apagará jamais: Henrique Abranches, Costa Andrade (Ndunduma, Rui de Matos, Viteix, Vaz de Carvalho, Fernando Vinha, irmãos Guerra (Henrique e Mário), Matondo Afonso, Tomás Vista, António Ole, Augusto Ferreira e Mendes Ribeiro (…)”.

Van no seu processo criativo mergulha nas raízes profundas da sua Terra, sem contudo deixar de se assumir como um artista da sua época, que reflecte, interroga e questiona, chamando a atenção para contradições e flagelos, que marcam as novas realidades sociais e urbanas do mundo actual.

SOBRE O ARTISTA

Francisco Van-Dúnem (Van) nasceu no Icolo e Bengo e fez os estudos primários e secundários em Luanda. Concluiu o Curso Geral de Artes Visuais na ex-Escola Industrial de Luanda (1976). É Membro fundador da União dos Artistas Plásticos (1977). Concluiu o Curso Médio de Pintura em Havana em (1981). Concluiu a licenciatura em Educação Visual e Tecnológica na Escola Superior de Viana do Castelo (1994).  Foi co-fundador e professor de desenho, gravura e pintura e também Director da Escola Média de Artes Plásticas em Luanda (1994/1997).   Concluiu o Mestrado em Educação Artística na  University of Surrey Roehampton em Londres. Foi Secretário Geral da UNAP e Director Nacional de Formação Artística. Actualmente, é docente da disciplina de desenho no Curso de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto e Professor colaborador no  Instituto Superior de Artes.

Conta no seu percurso com mais de 30 exposições individuais e mais de uma centena de exposições colectivas apresentadas em Angola e outros países, como Argélia, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Cuba, Espanha, Gabão, Itália, África do Sul, Inglaterra, Namíbia, Jugoslávia, Hungria, Guiné Bissau, Inglaterra, Namíbia, ex-Jugoslávia, Hungria, Moçambique, ex-Checoslováquia, Zâmbia, Rússia, Noruega, Suécia, Portugal, Congo, França, Alemanha, EUA, Japão e China.  

Entre os Prémios recebidos, incluem-se: Prémio Mural Cidade de Luanda/1985; Prémio Banco de Fomento Exterior/1990; Prémio Ensa-Arte/1996; Prémio Ensa-Arte/2004; Prémio Nacional de Cultura e Artes/2008.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários