"Tecnologia 3D como ferramenta da Arte" é tema de bate papo nesta sexta com estudantes de escolas públicas no Flamengo

DO TEXTO:

A doença alérgica do filho e a dificuldade de adaptação do garoto ao clima frio do Rio Grande do Sul, fizeram com que a artista multimídia Luiza Guimarães, se mudasse para o Rio de Janeiro. Ao observar as tomografias do menino, que na época tinha 7 anos (atualmente com 35 anos e curado), ela se deparou com a sutileza e beleza estético do acetato transparente, que permitia a luz entrar e sair numa espécie de performance próprias. Nascia o conceito que a fez unir ciência, saúde e tecnologias da inteligência digitais. Agora, o projeto “Espectros Computacionais 3D 360”, uma das dez propostas selecionadas para ser desenvolvida em imersão no projeto ArtSonica – Residência Artística, no laboratório de alta tecnologia Labsonica, do Oi Futuro, no Flamengo, servirá de tema para apresentar a tecnologia 3D em 360º como ferramenta da Arte em um bate papo nesta sexta, 28, das 15h às 17h, com adolescentes estudantes de escolas públicas.

Para realizar a obra de arte multimídia que será projetada em 2019 na fachada de vidro do prédio do Oi Futuro, no Flamengo, Luiza Guimarães se uniu ao game designer e creative coder, Alberto Assumpção e ao performer, coreógrafo João Silveira.

“As tomografias foram recolhidas em hospitais da rede particular e pertenciam a pacientes que fizeram os exames, mas não foram buscar os resultados e as imagens iriam para descarte. Elas me interessaram por causa do aspecto conceitual de serem cérebros, mente... E essa obra é uma imersão em uma história bonita entre a Saúde, a Arte e a Tecnologia 3D em 360º. Saúde, ciências e tecnologia num viés transdisciplinar, mas sempre partido da Arte”, adianta a midiartista sobre o que vai mostrar aos alunos participantes do encontro promovido pela Zucca Produções, idealizadora e organizadora do Artsonica – Residência Artística.

Durante a apresentação do projeto os alunos poderão ter uma prévia da experiência sensorial por meio de óculos de realidade virtual. O encontro contará com a presença de Yuri Chamusca, da diretoria de Cultura da Oi Futuro, do curador do Artsonica, Jorge LZ, do produtor cultural Julio Zucca e com mentores culturais.


O ArtSonica - Residência Artística tem patrocínio da Oi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e apoio do Oi Futuro e do LabSonica. O objetivo é avançar sobre a missão do Oi Futuro, que é fomentar a inovação, promover experiências criativas de todas as áreas e estimular conexões para potencializar o desenvolvimento coletivo e pessoal.

SERVIÇO:
Labsonica. Oi Futuro Flamengo. 
Rua Dois de Dezembro, 63, 5º andar – Flamengo. 
Sexta, 28 de setembro, das 15h às 17h. Metrô: Estação Largo do Machado.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários