Lançamento da obra de Poesia O INTERIOR DA LUZ de KIBUKU KIANJINJE | CCCP Luanda 02/10

DO TEXTO:

No dia 2 de Outubro de 2018 (3ª feira), pelas 18H30, no CAMÕES/CENTRO  CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº 50),  será lançada a obra de poesia  O INTERIOR DA LUZ da autoria de KIBUKU KIANJINJE.   O lançamento ocorre no âmbito de uma Parceria com  a   “EDITORA ACÁCIAS”,   no quadro da  “Divulgação de Jovens Escritores – Publicação de Primeira Obra Literária”, criada pelo Camões/Centro Cultural Português para dar oportunidade a  jovens autores  de se darem a conhecer e  dar conhecer ao público a sua primeira obra literária.
        
SOBRE A OBRA

O INTERIOR DA LUZ  reúne seis dezenas de poemas,  sobre temas diversificados, particularmente  inspirados na sua terra natal, Malange. Segundo autor, a obra tem como função principal “indicar o caminho que nos leva para o amor”.   Na sua poesia, o autor reflecte  sobre o quotidiano de uma  sociedade, marcada pelo materialismo e imediatismo excessivos, particularmente a  juventude, alheia a princípios e valores, sem qualquer dimensão de espiritualidade, comprometendo o desejado futuro  de desenvolvimento harmonioso da pessoa humana e da sociedade.

Segundo o autor “ a felicidade  não reside apenas na posse de bens  materiais, mas sim no amor e na paz espiritual, que se vêm degradando, ao longo dos tempos nas sociedades”.

“Na Introspecção
Deixo a luz propagar-se
Renascendo devagar
Entre o silêncio
Que flameja no escuro.
Olho a vida pelo interior
Porque é lá onde nasce a luz
Abraçada pelos sonhos
Nos braços da esperança sem punho.”
(A LUZ - Kibuku Kiajinje)

SOBRE O AUTOR

Kibuku Kianjinje, pseudónimo literário de António Agostinho José Sebastião, nasceu em Malange e é licenciado em Gestão de Hotelaria e Turismo.
Foi graças à influência de seu pai, grande amante da leitura,  que teve o primeiro contacto com a literatura e ganhou o hábito e o gosto pela leitura.
Em 1990, a poesia de Michel Quoist, em particular a obra “Poemas para Rezar” influenciou-o para seguir o mundo da escrita.
Em 1996, apaixonou-se pela cultura Hip Hop e compôs os seus primeiros poemas.
Actualmente, é activista cívico, formado pelos “Médicos em Fronteiras”, palestrante, promotor de eventos, investigador cultural e comentador do programa da Rádio Malange  “Raízes da nossa Cultura” e apresentador de outros programas de  rádio.
É também Professor de Educação Moral e Cívica, formado pelo Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA), Coordenador do Projecto Cultural “Pró Artes e Ritmos”,  membro da Brigada Jovem de Literatura de Malange e da União Nacional dos Artistas e Compositores –Sociedade de Autores. É membro fundador do Movimento Literário Jissabu.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários