Conheça o trecho oculto do hino nacional que não é mais cantado

DO TEXTO: A letra completa do hino era ensinada nas escolas e tocada no dia a dia, mas em algum momento no início do século XX, sem explicações aparente, sumiu
A letra completa do hino era ensinada nas escolas e tocada no dia a dia, mas em algum momento no início do século XX, sem explicações aparente, sumiu a primeira estrofe. Já o trecho instrumental permaneceu e é bem conhecido por todos.
São da década de 1930, os últimos relatos de brasileiros que aprenderam e cantaram o hino com o trecho
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Pouquíssimos sabem sobre a estrofe e quase ninguém conhece a letra, mas o trecho instrumental que inicia o hino era originalmente cantado. Sem explicações, os versos "desapareceram".

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos
Brilhou no céu da pátria nesse instante

Esta é a primeira estrofe do hino nacional? Quem respondeu "sim" está errado. Durante muitos anos existiu um outro trecho, anterior a este, que era cantado normalmente por todos os brasileiros.

A letra completa do hino era ensinada nas escolas e tocada no dia a dia, mas em algum momento no início do século XX, sem explicações aparente, sumiu a primeira estrofe. Já o trecho instrumental permaneceu e é bem conhecido por todos.

Não existe nenhuma teoria da conspiração para justificar o desaparecimento da letra da primeira estrofe do hino nacional, mas acredita-se que ela foi retirada durante os anos 1930. São justamente desta época, os últimos relatos de brasileiros que aprenderam e cantaram o hino com o trecho. Nas décadas seguintes, inexplicavelmente, ele foi suprimido do hino, mas mantiveram a parte instrumental.

Na época, o Brasil passava pela Ditadura Varguista, que flertava com o nazismo e fascismo, e realizou diversas alterações na estrutura organizacional do país, como proibir bandeiras e hinos estaduais. Porém, não há nenhuma informação que ligue a supressão do trecho do hino nacional com as alterações estruturais realizadas no governo de Getúlio.

A teoria mais aceita é a mais simples e natural. Assim como diversas expressões linguísticas que foram alteradas ao longo dos anos, o hino também sofreu com a mesma situação. Com o passar dos anos, cortaram o trecho cantado sem que ninguém questionasse até ele desaparecer e ficar registrado apenas nos livros de história.

O trecho suprimido foi composto pelo paulista Américo de Moura Marcondes de Andrade, governador do Rio de Janeiro na época. Já a letra do hino foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada, após vencer um concurso realizado em 1906 para a escolha do novo hino nacional brasileiro.

Confira os versos que não estão mais no hino nacional, mas foram cantados por milhões de brasileiros por quase meio século.

"Espera o Brasil que todos cumprai
Com o vosso dever. Eia avante, brasileiros,
Sempre avante! Gravai com buril
Nos pátrios anais do vosso poder.
Eia avante, brasileiros, Sempre avante!
Servi o Brasil Sem esmorecer,
Com ânimo audaz cumpri o dever,
Na guerra e na paz à sombra da lei,
À brisa gentil o lábaro erguei
Do belo Brasil Eia sus, oh sus!" 

In UOL
POSTS RELACIONADOS:
9 Comentários

Comentários

  1. Foram necessário 57 para ter conhecimento desta bela estrofe do nosso lindo Hino Nacional, parabéns ao portal splishsplash,

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia esse trecho do nosso hino nacional e linda a letra

    ResponderEliminar
  3. muito lindo deveria ser cantado junto ao hino só que está parte envergonha os brasileiro hj pois muitos não honra á bandeira

    ResponderEliminar
  4. Aprendi no ginásio, conheci como "introdução ao hino nacional".

    ResponderEliminar
  5. Espera o Brasil que todos cumprai com vosso DEVER.Eia avante.......

    ResponderEliminar
  6. Eu tive um professor na 5° série (em 2004) que era o máximo! Me lembro que ele ensinou a história dessa parte oculta do hino e, na mesma semana, tivemos um evento na escola em que nossa classe começou a cantar voluntariamente essa parte e todos ficaram sem entender o motivo... me lembro de ver esse professor ser o primeiro a se levantar pra nos aplaudir, todo orgulhoso... detalhe: ele era "apenas" o professor substituto (se é que isso existe) mas com certeza fez toda diferença porque me ensinou coisas que nunca vou esquecer...

    ResponderEliminar
  7. Gostaria de saber o significado do "Eia sus, oh sus..."

    ResponderEliminar