Artistas representam Brasília no Fórum de Mulheres no Hip Hop em Recife

DO TEXTO:
Vera Veronika - por Tatiana Reis

Um grupo de mais de dez artistas brasilienses embarca essa semana para Recife, onde representa a cena do DF no 6º Fórum Nacional de Mulheres no Hip Hop. O evento acontece em Pernambuco durante os dias 28, 29 e 30 de setembro, e reúne artistas do gênero de todo o Brasil. 

O Fórum, que sempre acontece em São Paulo, busca uma descentralização das discussões no eixo Sul-Sudeste nessa primeira edição no nordeste. O encontro promove workshops, rodas de diálogo, shows, mutirão de graffiti, exibição de vídeos, feira e slams. A força do movimento rap de Brasília não poderia deixar de marcar presença nesse encontro, já que há décadas as mulheres do DF têm presença notória no cenário local e nacional. 

Entre os destaques do grupo está a rapper Vera Veronika, pioneira no Distrito Federal que acaba de comemorar 25 anos de carreira com um DVD ao vivo. Mantenedora de abrigo infantil, pedagoga, empreendedora e consultora nas causas de Direitos Humanos, ela sempre encontrou no rap a força necessária para lutar contra tudo o que parecia injusto. Recentemente, lançou também o clipe “Reciclando Sonhos” (https://youtu.be/0GafibLSxRw), comprovando o potencial do artista independente dentro desse cenário.

“É importante o fortalecimento das redes entre as mulheres de todos os estados. Entre os assuntos que vamos debater é o machismo na cultura, nossa profissionalização. Nesse momento político é importante estar unidas e preparadas. Teremos cursos para especialização jurídica e formação na nossa área”, antecipa Vera.

Além dela, estarão por lá nove integrantes do grupo Donas da Rima, além de Natália Botelho, produtora independente do grupo Bella Dona e do Slam do Beco. Entre as artistas, Cris Souza, Digelaine Thugdee, Paula Dias, Lannis Diano, Luana Euzebia, Julyana Duarte, Cléo Stret, Marinão, Cachu, Dabret e Juh Ribeiro.

O custeio das passagens foi realizado por meio do edital Conexão Cultura DF, através do Fundo de Amparo à Cultura. O objetivo do encontro é fortalecer ainda mais a presença da mulher no meio hip hop, oferecendo palestras e oficinas de aperfeiçoamento, sempre visando a promover novos caminhos a serem seguidos. O Fórum é realizado pelo Portal Mulheres no Hip Hop desde 2010. 

O evento acontece no Centro Cultural dos Correios, que fica na Av. Marquês de Olinda, 262, em Recife. Informações: (81) 98450-2871 ou blackindie@gmail.com

Vera Veronika - por Tatiana Reis

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários