DESIGN WEEKEND: IED São Paulo promove encontro de gerações de designers durante a 7º do DW

DO TEXTO:
(Pedro Braga, um dos criadores que participam da exposição Utensílios Nativos)

EXPOSIÇÕES INÉDITAS: IED-SP promove quatro exposições simultâneas 
Mais de 20 atrações gratuitas marcam a participação do IED
na maior Semana de Design da América Latina.

São Paulo, agosto de 2018 - A novíssima geração do design e os mais celebrados designers brasileiros da atualidade estarão juntos no IED São Paulo durante a programação do DW! Design Weekend, de 29 de agosto a 1 de setembro. Esse encontro de gerações reúne mais de 70 criadores, que exibem seus trabalhos e conversam com o público nas 20 atrações promovidas pelo Instituto.

Entre os destaques estão uma das primeiras impressoras de alimentos da América Latina, uma invasão de coletivos criativos, utensílios em madeiras nobres de reflorestamento, cenários ficcionais de design, um tributo à geração 80/90, a joalheria do futuro e a 3ª Food Design Week, temas para profissionais e estudantes, além de oficinas gratuitas.

Inovação e tradição dão o tom na maior festa do Design no Brasil, uma das cinco semanas mais importantes do mundo. O Instituto Europeu de Design – IED é um dos 10 principais hubs do festival desde sua primeira edição e traz para 2018 o tema “Eu faço Design”, celebrando a força criativa de várias gerações.
(Poltrona Spaghetti 1989, Fernando Jaeger)

Exposições inéditas

A faculdade internacional, a única 100% dedicada ao Design no Brasil, apresenta quatro exposições inéditas – mobiliário e iluminação, utensílios domésticos, jóias e criações conceituais de coletivos. Esse conjunto oferece uma amostra das várias vertentes do design contemporâneo e a autoralidade de seus protagonistas.

A mostra Design 80/90 celebra uma notável geração de criadores independentes, que tiveram de encontrar seu próprio caminho em um momento de crise, em que as indústrias lhes fecharam as portas.

Partiram para o caminho da autoprodução e hoje estão entre os mais destacados designers em atividade, como Claudia Moreira Salles, irmãos Campana, Carlos Motta, Fernando Jaeger, Luciana Martins, Gerson de Oliveira e Pedro Useche.

Com curadoria de Allex Colontonio, Neo (In)vasão Design convoca, pela primeira vez na Semana de Design, os coletivos criativos para uma ocupação conceitual, interpretando o controverso tema da originalidade. A correalização é do hub criativo Ideia3.

A nova geração, organizada em grupos colaborativos de diversas áreas do design, mostra a que veio. Cada coletivo ocupa um cubo construído com vergalhões de construção para demarcar seu espaço e criar livremente seu site specifc. 

Na exposição Utensílios Nativos, nove designers passaram pelo desafio de receber a madeira bruta, sem qualquer processamento, para criar e desenvolver peças autorais de design para a casa. Hugo França, Leonardo Bueno, Ricardo Graham Ferreira (“o ebanista”) e Sérgio Cabral são alguns dos convidados, sob direção criativa da designer Natasha Schlobach, em parceria com a Futuro Florestal. Guanandi, Louro Pardo e Jequitibá Rosa foram as espécies nativas selecionadas.

De wearables a peças inusitadas, a exposição Oxidante – a jóia no tempo explora a relação dos acessórios com o tempo e a afetividade, projetando, de forma exploratória, a joalheria do futuro. Sete criações foram concebidas especialmente para a Semana do Design, sob curadoria de André Caperutto.

As exposições podem ser visitadas de 29/8 a 1/9, de quarta a sexta-feira, das 10h às 21h, e no sábado, das 9h às 17h.

Inovação e novas profissões

As novas profissões são também tema da programação do IED no DW! Novas áreas de atuação e expansões do Design abrem caminhos para o futuro – design estratégico, design de experiências, UX, design experimental, e-commerce, future thinking e food design são algumas dessas novas vertentes ligadas à inovação. Também está em pauta a reinvenção das carreiras tradicionais e os desafios a serem enfrentados.

Como resultado dos trabalhos desenvolvidos em “Design Mindset (Future Thinking) + Design Experimental”, os designers do IED apresentam a Design Fiction, uma pesquisa em que cenários ficcionais cenários futuros de questões de grande impacto.

Os projetos conceituais abordam temas sensíveis, como futuro da morte, religião, drogas e pornografia. O encontro marca ainda o lançamento do livro “Design Estratégico: direções criativas para um mundo em transformação” (Alta Books), de Anderson Penha e André Coutinho.

Para abrir oportunidades a novos talentos, o IED sedia o lançamento oficial do 
Desafio de Design e Empreendedorismo Tyvek® Builders, desenvolvido pelos Empreendedores Compulsivos para a DuPont. Estudantes de diversas instituições serão desafiados a criar projetos a partir da versatilidade do material – o mesmo da pulseirinha das baladas.

3ª Food Design Week

Pelo terceiro ano consecutivo, o IED recebe a programação da Food Design Week durante o DW! O destaque é o Live Lab de Food Design, que permitirá a interação do público com projetos relacionados ao sistema de alimentação.

Na sexta-feira, 31 de agosto, a partir das 14h, ocorre a programação de talks com participações de Ailin Aleixo, do Gastrolândia e Mezón Food Hub; Filipe Ribenboim, da Rede Latinoamericana de Food Design; Carolina Bajaunas, do Movimento Food Tech; Alexandre Carvalho, da agência Axle; e Tatiana Lunardelli, pesquisadora do processo criativo de grandes chefs, como Ferran Adrià e Alberto Landgraf. A curadoria é de Mariana Bacci.

A exposição fotográfica Food Experiences narra as vivências de um ano da primeira turma de um curso de longa duração em Food Design da América Latina em suas trajetórias por São Paulo e Barcelona. Os 12 participantes, profissionais de diversas áreas da experiência da comida, assinam a curadoria da Food Design Week.

Festa Design Door to Door

O ponto alto das comemorações será a Festa Design Door to Door, que une a Leica Gallery ao Instituto Europeu de Design na Rua Maranhão. Dois espaços, um de frente para o outro, em uma única festa, com dois ambientes e experiências distintas em música, gastronomia, drinks e bebidas. A iniciativa conta com a correalização do Club Casa e da Tyvek.

O chef Will Carvalho, um dos principais embaixadores das carnes nobre no Brasil, e a chef Ana Barini, especializada em gastronomia natural, comandam as versões “meat&veggie” de um churrasco inusitado.

A festa, para convidados, acontece na Rua Maranhão, 600 e 617 na sexta-feira, 31 de agosto, a partir das 18h, com a presença dos principais criadores, realizadores e formadores de opinião do design brasileiro.

Oficinas para fazer Design

Quatro oficinas, com vagas limitadas, serão oferecidas gratuitamente pela faculdade na Semana de Design, permitindo ao público viver a experiência de fazer design, sob a orientação de grandes especialistas de diferentes áreas.

Na quinta-feira, 30 de agosto, das 10 às 13h, a designer Meline Moumdjian conduz uma experiência de criação de calçados, que envolve produtos para os públicos feminino, masculino e infantil. Os participantes poderão conceber suas próprias criações.

O designer de estratégias Wagner Lucio aplica a dinâmica Food Thinking, voltada a uma reflexão projetual sobre o sistema da alimentação e o futuro da comida. Será realizada na sexta-feira, 31 de agosto, das 10h às 13h. No mesmo dia e horário, ocorre a oficina de Oficina de fermentados – vegetais, kombucha e kefir, sob o comando de Débora Barg.

As inscrições para as oficinas são gratuitas, com vagas limitadas, e poderão ser realizadas pelo site www.ied.edu.br/dw2018.

O designer André Caperutto recebe profissionais de várias outras áreas criativas para viverem o desafio de conceber e produzir sua primeira joia. Em A primeira joia ninguém esquece, os convidados, profissionais experientes do design, se aventuram em uma área desconhecida. O encontro se dará na quarta-feira, 29 de agosto, das 10h às 13h.

Confira a programação completa no anexo ou no site www.ied.edu.br/dw2018.

DW! 2018 no IED São Paulo
29/8 a 1/9, de quarta a sábado
Rua Maranhão, 617 - Higienópolis
ied.edu.br/dw2018

Sobre o IED

O Istituto Europeo di Design – IED é uma rede internacional de formação e pesquisa em Design, Moda, Comunicação Visual e Gestão de disciplinas criativas. Desde sua inauguração, em 1966, o IED se apresenta como um centro de propostas fortemente inovadoras, com um modelo educacional pragmático e culturalmente rico.

Reunindo as melhores características das escolas profissionalizantes e da Academia, o Instituto é a realização de uma instituição modelo, apoiada na síntese do pensamento do seu fundador e atual presidente, Francesco Morelli: “Saber e saber fazer”.

Possui sedes atualmente na Itália – Milão, Como, Roma, Florença, Veneza, Turim e Cagliari; na Espanha – Madri e Barcelona; e no Brasil – São Paulo e Rio de Janeiro e, começando pela China, expande sua presença internacional com atenção especial aos países protagonistas da nova economia, continuando a ser um projeto cultural e empreendedor em constante transformação.

@iedsp

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários