Timor-Leste será a sede dos Jogos da CPLP em 2020

DO TEXTO:
Foto Arquivo: Jogos da Lusofonia em Goa 2013

Da Redação
 
Representantes dos governos dos nove integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estiveram reunidos em São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, entre 20 e 21 de julho, para a XI Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto.

O encontro na ilha da África Ocidental teve como principais objetivos expandir os programas multilaterais de cooperação, fortalecer a união das nações lusófonas e buscar propostas para resoluções de problemas enfrentados pelos jovens nas áreas de educação, emprego, empreendedorismo, integração social e participação política.

Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste assinaram um documento final que traz diversas resoluções, entre elas, o ano de 2019 como Ano da CPLP para a Juventude; e a confirmação de Timor Leste como país-sede da 12ª edição dos Jogos Desportivos da CPLP, em 2020.

Ainda, foi definido que Angola será o país-sede da IX Bienal de Jovens Criadores da CPLP, em 2019, e feito a passagem da presidência da Conferência do ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, para o ministro da Juventude e Desportos de São Tomé e Príncipe, Marcelino Leal Sanches.

Durante o encontro, os ministros reforçaram as conclusões da XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada na mesma semana na Ilha do Sal, em Cabo Verde, que tiveram como temas de destaque a mobilidade e circulação – com mecanismos facilitadores para a população jovem – no espaço da Comunidade.


“Agradeço a cada um de nós presentes aqui nesta reunião, e também ao conjunto de pessoas que trabalharam durante os últimos anos para o desenvolvimento do desporto e em prol dos Jogos da CPLP, a serem realizados nos próximos dias aqui em São Tomé. Felicito São Tomé e Príncipe e hoje podemos confirmar que o país é, sim, capaz de realizar eventos esportivos. As dificuldades e barreiras eram muitas, mas estamos mostrando que é possível. Agora precisamos usufruir desses Jogos”, afirmou o ministro português Tiago Brandão Rodrigues.

Marcelino Sanches destacou que seu país trabalhará com afinco nos próximos anos. “Com determinação de sempre, estou certo que São Tomé e Príncipe ajudará a encontrar boas soluções para superar os obstáculos. Sobre os Jogos da CPLP, posso dizer que verdadeiramente o que importa é o convívio entre a juventude. Esta festa desportiva da lusofonia celebra o fortalecimento de amizade e solidariedade entre a juventude dos estados-membros”, afirmou o ministro são-tomense.

“Estamos há dois anos neste debate e vimos o esforço de São Tomé e Príncipe. A solidariedade entre os países foi uma das maneiras encontradas para superar as barreiras citadas pelo ministro português. E todos nós estamos contentes por participarmos com nossas delegações dos Jogos da CPLP, que pela primeira vez estão sendo realizados em São Tomé. Sozinhos talvez sejamos fracos, mas juntos certamentes somos fortes”, afirmou Leandro Cruz, ministro do Esporte do Brasil.

Jogos da CPLP

São Tomé também recebe a 11ª edição dos Jogos Desportivos da CPLP, com atletas sub-17 dos nove países em disputas de cinco modalidades: vôlei de praia, atletismo, futebol, basquete 3×3 e taekwondo – sendo que também haverá provas paralímpicas de atletismo. No último sábado, foi realizada a cerimônia de abertura do evento.

In
timor-leste

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários