Fadista Cláudia Picado Grava com Músicos Palestinianos em Israel

DO TEXTO:

A fadista Claúdia Picado acaba de aceitar um convite a nível internacional que muito a honra, pois obtém mais uma vez o reconhecimento por toda a sua arte do outro lado do mundo. Um convite que vai cruzar a cultura portuguesa com a de outros povos do Médio Oriente: Amer Nakhleh, diretor/manager da Beit Almusica (único conservatório de música árabe-palestiniana reconhecido em Israel) convidou a fadista portuguesa a gravar um disco, durante o mês de agosto, em que o intercâmbio musical e cultural será predominante. Será editado em Israel e distribuído por diversos países.

O projeto “Artist Cooperation – Portuguese Fado & ArabicMusic” pretende registar em atmosfera real a extraordinária fusão do talento da fadista e de todos os músicos envolvidos neste projeto, onde a cooperação e intercâmbio musical dos dois países serão desenvolvidos, indo além dos limites da língua e das diferenças culturais.

A fadista levará consigo um músico, José Duarte (guitarra portuguesa), e conta ainda com seis músicos palestinianos. Nascerá uma nova expressão artística no diálogo e mútuo entendimento musical e cultural entre Portugal e a comunidade palestiniana da cidade de Shafa'amr.

A razão pela qual o fado e a música árabe podem encontrar-se e fundir-se numa nova expressão artística criada neste projeto, não se deve apenas ao talento criativo da cantora e de todos os músicos e compositores, mas também devido a algumas semelhanças e raízes históricas entre os dois géneros musicais.

A fadista preparou uma surpresa que irá surpreender Amer Nakhleh, levando na sua bagagem um desafio que lançou ao poeta Mário Rainho, que aceitou o convite da fadista para compor neste projeto.

Nota: Devido à importância desta iniciativa, que muito a deixa orgulhosa, Cláudia Picado irá adiar o lançamento do seu novo disco de originais em Portugal, um disco em que consolida todos os seus gostos musicais. Ao fim de 18 anos de carreira, a fadista irá arriscar numa produção inédita que conta com os poetas e músicos do panorama musical português com que mais se identifica. Tozé Brito, Jorge Fernando, Guilherme Banza, Mário Rainho e Tiago Torres da Silva são alguns dos nomes que compõem para a fadista neste álbum.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários