Apenas duas veterinárias representam o Brasil em programa internacional de saúde animal

DO TEXTO:


As brasileiras participaram do evento que reuniu 200 profissionais de todo mundo no México, em programa que se compara ao Médicos Sem Fronteira

A convite dos médicos veterinários, Dr. Jeffrey Young, host do programa Planet Animal e Antônio Rios Perez, pioneiros em métodos modernos de castração, a veterinária kátia Chubaci, de Florianópolis, e Amélia Oliveira, de São João Del Rey, Minas Gerais, foram as únicas brasileiras a participar da 9º Maratona Internacional de Castração em Yucatán, no México. Ao todo foram chamados 200 profissionais do mundo – entre Portugal, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Filipinas, Eslováquia e México – para castrar 3 mil cães e gatos no evento que se compara ao Médicos Sem Fronteiras.


O Planned Pethood International – PPI – liderado pelo Dr. Young, começou no sábado (16), na cidade Progreso, passou por Mérida e encerrou em Valladolid,  na última quinta-feira (21), no Estado de Yucatán. A meta do programa é contribuir para a diminuição do número de animais em situação de rua, a prevenção de zoonoses, bem como acidentes de trânsito provocados pela presença destes animais nas rodovias.


 Para Dra. Chubaci, participar de um evento deste nível e com este propósito é uma honra e uma imensa oportunidade de participar, trocar conhecimento, habilidades, técnicas, e principalmente por nos mostrar que não estamos sozinhas neste trabalho com os animais. “Esse mutirão serviu de exemplo a ser seguido pelo Brasil por ser perfeitamente viável quando o povo e o governo trabalham unidos. Na abertura deste evento fomos recebidos pelo governador do Estado de Yucatán e seu secretário do meio ambiente, prestigiando e valorizando a causa animal. É disto que estamos falando quando nos referimos a Medicina Veterinária do Coletivo”, afirma.


As veterinárias apresentaram ao Dr. Young e ao Carlos Bolo, organizador do Planned Pethood Internacional, um projeto para trazer o PPI para o Brasil. A ação tem o objetivo de atender a região do Amazonas, que irá abrir portas para outras regiões do país, onde o controle de natalidade não chega. “Tem cidade que pensa em fazer eutanásia de animais saudáveis, construir canil, abrigo como se fosse a solução, mas não é. Felizmente o Dr. Young e o Carlos aceitaram o convite e confirmaram que o PPI virá no próximo ano. Santa Catarina com certeza estará inclusa no programa ”, assegura Dra. Chubaci.

 
 

De acordo com Dr. Young, o Planned Pethood acontece quando o governo do país oferece um aporte financeiro para a realização dos mutirões. “Por exemplo, eu doei mais de 2 mil fios de sutura que são melhores para os animais. Ou seja, nenhum veterinário que participa de um evento como este ganha dinheiro, pelo contrário perdem dinheiro porque deixam de trabalhar em seus países.  E qualquer doação financeira extra que recebemos vai para futuros mutirões de castrações e esterilizações de animais. Além disso, contamos com a população que oferece hospedagem e alimentação gratuita pelo trabalho que realizamos em suas comunidades. No fim, muitas despesas não cobrem, como gasolina dos translados, bem as cirurgias extras  que fazemos para pessoas pobres que têm animais e que precisam de outras coisas”.


A realização da 9º Maratona Internacional de Castração contou com o aporte  do governo de Yucatán no valor de um milhão e 366 mil Pesos. As três mil castrações impactarão para que cerca de 36 mil outros animais deixem de nascer em apenas um ano. Segundo a American Humane Association, apenas um casal de cães ou gatos e seus descendentes geram ao longo de seis anos, uma média de 73 mil novos filhotes, considerando dois cruzamentos ao ano por cada casal.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários