Camilo Riani ilustra obra histórica de Ziraldo

DO TEXTO:

Participa de livro sobre o mestre do humor e da literatura infantil

"O convite para estar entre ídolos de sua infância, em uma obra tão rara, é a realização de um sonho”. Com estas palavras, o ilustrador, pesquisador, professor e artista plástico Camilo Riani resume a sensação ao receber em mãos o exemplar impresso de ‘Ziraldo 85: ao Mestre com Carinho’ da Editora Melhoramentos, em homenagem à vida e obra de Ziraldo, um dos maiores nomes vivos do cartum e da literatura nacional e internacional.

A obra inédita, organizada pelo cartunista Edra e com apresentação de Jô Soares, reúne grandes destaques do humor gráfico de diferentes países, escolhidos para caricaturar o criador do Menino Maluquinho e do histórico semanário O Pasquim, entre inúmeras publicações que se tornaram referência para distintas gerações. Camilo Riani ilustra a obra ao lado de mestres como Maurício de Sousa, Paulo Caruso, Chico Caruso, Ique, Dalcio e renomados artistas, entre eles o colombiano radicado na Espanha Turcius, considerado um dos maiores nomes mundiais da caricatura na atualidade.

“Ziraldo é ‘patrimônio’ do cartum e da literatura, dentro e fora do Brasil”, comenta Riani, que revela ter se inspirado na obra do artista homenageado durante sua adolescência, bem como nas leituras de Monteiro Lobato em sua infância. O lançamento oficial ao público está previsto para ocorrer no Rio de Janeiro, além de São Paulo e Caratinga, cidade mineira natal de Ziraldo.

O lançamento ocorre em um momento marcante para o artista que encerrou recentemente seus estudos de Doutorado e de Pós-Doutorado pela Unesp Rio Claro/Grupo Imago e que teve sua obra de ilustração indicada na mais importante feira mundial de literatura infantil, na Bolonha (Itália), por seu trabalho no relançamento da obra de Lobato, pela Editora Globo, em 2017.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários