Veto médico impede ida de Pelé a Brasil x Rússia para receber homenagem

DO TEXTO:
Há uma semana, Pelé usou andador em evento em São Paulo 
(Foto: Leonardo Benassatto / Reuters)

CBF e organização do amistoso em Moscou exibiriam vídeo e entregariam placa ao Rei, que estreou em Copas do Mundo há 60 anos, contra a União Soviética; dores no joelho impedem viagem

Há uma semana, Pelé usou andador em evento em São Paulo

CBF e a organização do amistoso da seleção brasileira contra a Rússia haviam preparado uma homenagem a Pelé, mas ele não poderá comparecer a Moscou nesta sexta-feira. Há 60 anos, o Rei do futebol fez sua estreia em Copas do Mundo justamente contra a União Soviética, que entre 1922 e 1991 abrangeu 15 repúblicas, entre elas a Rússia.

De acordo com a assessoria de Pelé, em razão de dores no joelho, os médicos recomendaram repouso nos próximos dias. O ex-jogador tem sofrido com problemas de locomoção. Desde 2012, Pelé passou por cirurgias no fêmur, no menisco e na coluna. Ele compareceu de cadeira de rodas no sorteio dos grupos da próxima Copa, em dezembro de 2017, também em Moscou.

Há uma semana, usou andador para estar num evento em São Paulo.

Um vídeo de um minuto e meio com imagens históricas de Pelé seria exibido no Luzhniki, palco do amistoso, e também da abertura e final do Mundial-2018. Ele receberia uma placa e entraria em campo num corredor formado por jogadores brasileiros e russos.

A CBF não desistiu de homenagear o Rei pelos 60 anos de sua estreia em Copas, mas ainda não sabe se vai conseguir conciliar o evento com algum jogo da Seleção, que só atuará fora do país, pelo menos até o fim de sua participação no torneio – tem um amistoso contra a Alemanha, em Berlim, na próxima terça, e outros diante de Croácia e Áustria, na Europa, em junho.

No dia 15 de junho de 1958, o Brasil enfrentou a União Soviética em Gotemburgo, na Suécia, sede daquela Copa. Era o terceiro jogo da equipe na competição, e pela primeira vez o técnico Vicente Feola escalou o jovem Pelé. A Seleção venceu por 2 a 0, ambos os gols de Vavá.
 
 Pelé, Gilmar e Didi comemoram título da Seleção em 1958 (Foto: Agência AP )
 
Foi também a primeira vez que Pelé e Garrincha atuaram juntos.

No confronto seguinte, diante do País de Gales, pelas quartas de final, Pelé marcaria seu primeiro gol em Copas, o da vitória por 1 a 0. O primeiro título mundial do Brasil consagraria o camisa 10 como o futuro melhor jogador do planeta.

Veja as informações da seleção brasileira para enfrentar a Rússia:


Local: estádio Luzhniki, em Moscou (RUS)
Data e horário: sexta-feira, 23/03, às 13h (de Brasília)
Provável escalação: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Coutinho; Willian, Douglas Costa e Gabriel Jesus
Desfalques: Neymar (fratura no quinto metatarso do pé direito), Filipe Luís (fratura na fíbula da perna esquerda) e Alex Sandro (lesão muscular na coxa direita)
Arbitragem: Aleksei Kulbakov (BLR), auxiliado por Dzmitry Zhuk e Aleh Maslianka (ambos de Belarus)
Transmissão: TV Globo (com Galvão Bueno, Casagrande, Júnior e Arnaldo Cezar Coelho), SporTV (com Luiz Carlos Jr, Lédio Carmona e Roger Flores), reportagens de Tino Marcos, Mauro Naves e Marcelo Courrege, e GloboEsporte.com
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 11h30


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários