Uma revista digital que só se pode ler desconectado

DO TEXTO:

Por: Vivaldo José Breternitz*


Está disponível em https://thedisconnect.co/one a primeira edição da revista digital The Disconnect. De forma muito original, a revista publica artigos, contos e poesias que só podem ser lidos quando o usuário se desconecta da internet.

O engenheiro de software Chris Bolin fundou a revista e parece divertir-se com o aparente contrassenso do que vem fazendo - criar uma revista digital que só pode ser lida quando se está offline. Em uma entrevista ao site da revista Columbia Journalism Review disse Bolin: “Acho engraçado usar a ironia nesse tipo de caminho – fazemos parte de um pedaço da internet que o obriga deixar a internet. Eu gosto da ideia de que para participar é preciso se desconectar”. Há bastante tempo Bolin preocupa-se com a queda da produtividade de profissionais e estudantes que permanecem conectados durante todo o tempo - a revista parece ser uma forma de chamar a atenção para este problema.

Para que isso funcione, a revista tem poucas imagens e não conta com propaganda. Assim, ao acessar o site, um arquivo de 250 kilobytes é baixado em segundo plano e a exibição é desbloqueada quando o navegador não está mais conectado.

O material publicado pela revista tem como tema central a tecnologia da informação. Na carta do editor constante do primeiro número, Bolin diz que “cada peça dessa edição descreve um encontro com a tecnologia - seja intencional, inconsequente, construtivo ou devastador”. 

O editor diz que está estudando formas de arrecadar dinheiro para continuar tocando a revista; Bolin está pensando em patrocínios e crowdfunding. Pretende que as edições sejam trimestrais.

Realmente, muito original, para dizer o mínimo.

*Vivaldo José Breternitz, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é Coordenador da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.  

Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários