Participantes do 8º Fórum Mundial da Água podem ajudar na restauração ecológica do Ribeirão Pipiripau

DO TEXTO:

Ação 'O Cerrado do Fórum' prevê monitoramento para assegurar o crescimento da vegetação na área escolhida para plantio de mudas

No momento da inscrição no 8º Fórum Mundial da Água, cada participante pode, em ato voluntário, contribuir para a recuperação de áreas de preservação permanente no Ribeirão Pipiripau, na região de Sobradinho e Planaltina, no Distrito Federal.

O maior evento global sobre água será realizado em Brasília de 18 a 23 de março. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site do evento.

As opções de doação para a ação O Cerrado do Fórum são de 5, 10, 15 ou 25 euros, ou o equivalente em reais, conforme a origem do participante. Cerca de 200 pessoas já fizeram doações. Cada 5 euros ajudam a recuperar 5 m2 de vegetação nativa do Cerrado.

O Cerrado do Fórum é uma ação articulada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e parceiros do Programa Produtor de Água com a organização do 8º Fórum Mundial da Água.

A ação vai envolver os participantes diretos do Fórum e produtores rurais da bacia do Ribeirão Pipiripau no objetivo comum de recuperar áreas degradadas e proteger o manancial. A restauração ecológica vai ocorrer na época mais propícia, após o início das chuvas.

A Rede de Sementes do Cerrado, instituição escolhida para atuar como gestora dos recursos arrecadados, vai receber as doações vinte dias úteis após o término do 8o Fórum. Em conjunto com os parceiros do Programa Produtor de Água, a Rede de Sementes vai garantir a preparação de mudas, identificação das áreas que necessitam de restauração, engajamento dos proprietários de áreas rurais na área de abrangência do ribeirão Pipiripau, e o próprio plantio.

Está previsto também o monitoramento e manutenção para assegurar a sobrevivência e o crescimento da vegetação na área escolhida.

Fazem parte da ação O Cerrado do Fórum o Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC), Rede de Sementes do Cerrado (RSC), Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA), Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF), por meio do projeto Pede Planta, e Associação Brasileira Da Infraestrutura E Indústria De Base (ABDIB).

A bacia do Ribeirão Pipiripau localiza-se no Nordeste do Distrito Federal na divisa com o município de Formosa/GO, com área total de 23.527 hectares. Nesta bacia concentram-se diversas atividades com diversos usos da água, tais como produção de frutas, grãos, carnes, lazer, proteção ambiental e captação para abastecimento humano. As áreas de agricultura somam, no total, uma área de 13.337 ha ou o equivalente a 71% da bacia.

O Programa Produtor de Água no Pipiripau, através da realização de ações coordenadas por seus 18 parceiros, vem colaborando para melhorar o manejo do solo e da água nessa bacia hidrográfica. O objetivo é o aumento da disponibilidade de água através da aplicação de técnicas de conservação do solo, de reposição da cobertura vegetal em Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal.

Programação

 
O Fórum Mundial da Água é o maior evento sobre água do planeta. Esta é a primeira vez que será realizado no Hemisfério Sul. A oitava edição será de 18 a 23 de março, em Brasília. A programação dos debates está disponível aqui.

Faça sua inscrição aqui e ajude a recuperar as matas do Ribeirão Pipiripau.

Sobre o 8º Fórum

 
O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos e é uma iniciativa do Conselho Mundial da Água, uma organização internacional com sede em Marselha, França, composta por representantes de governos, academia, sociedade civil, empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

O evento é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional das Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).

As sete edições anteriores foram realizadas em Marrakesh (Marrocos, 1997), Haia (Holanda, 2000), Kyoto (Japão, 2003), Cidade do México (México, 2006), Istambul (Turquia, 2009), Marselha (França, 2012) e Gyeongju e Daegu (Coreia do Sul, 2015).

Para acompanhar de perto as notícias, siga o 8º Fórum nas redes sociais:
Facebook   -   Twitter  -   Instagram   -   LinkedIn

8º Fórum Mundial da Água / 8th World Water Forum

Brasília, 18 a 23 de março de 2018
Debates: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Vila Cidadã: Estádio Nacional Mané Garrincha

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários