Última semana para conferir a mostra retrospectiva “Arquivo Bijari”

DO TEXTO:
Obra inédita “Citações de Prateleira” faz parte da mostra retrospectiva 
na nova galeria em Pinheiros

São mais de 40 obras que resgatam os 20 anos de produção do coletivo Bijari

São Paulo, fevereiro de 2018 – Está é a última semana para conferir a mostra retrospectiva “Arquivo Bijari 1997-2017”, que celebra os 20 anos do coletivo Bijari. O público poderá conhecer a obra inédita “Citações de Prateleira” na qual citações sobre o pensamento utópico dos anos 60 são aplicadas a banners promocionais de supermercado. Além desta, outras 40 obras, que resgatam duas décadas de produção dos artistas, poderão ser conferidas gratuitamente na galeria Anti-Pop, em Pinheiros. A entrada é gratuita e o horário de visitação é de segunda a sexta-feira das 10 às 18 horas.

O espaço, inaugurado em dezembro também servirá como ponto de encontro para veiculação de projetos de arte pública, conversas e projeções relacionadas ao tema, oferecendo ao público mais uma opção democrática de lazer.

“Arquivo Bijari” leva ao público questões atuais sobre as dinâmicas de poder na construção do espaço urbano e a possibilidade da arte intervir nesses processos e nas suas narrativas.

Ainda na entrada da Anti-Pop o visitante é convidado a conhecer a obra “Natureza Urbana” em que um carro abandonado foi transformado em jardim.

“Carro Verde” do coletivo Bijari

O Bijari conta com trabalhos expostos em locais como a Kollective Kreativitat em Kassel-Alemanha, no Palais de Glace, Buenos Aires, em Medellin na Colômbia e na Creative Time em Nova York. Em 2017 o grupo esteve com a obra “Contando con Nosotros” na LA/LA Pacific Standard Time em Los Angeles.

Fazem parte da exposição desde peças gráficas para lambe-lambe, projeções em larga escala, videomapping, intervenções urbanas, videodança, além dos projetos para arquiteturas táticas e trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos anos com outros coletivos artísticos e comunidades urbanas. É o caso dos projetos “Zona de Ação”, cujas intervenções refletem sobre o processo de renovação urbana do Largo da Batata e revisita as primeiras ações do projeto “Realidade Transversa”, que retratava o cotidiano dos trabalhadores urbanos informais e os convidavam para protagonizarem performances em exposições de arte.

Intervenção “Ponte do Rio Anhangabaú” do coletivo Bijari durante 
Virada Cultural de São Paulo

Os 20 anos do Bijari

Formado por estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP nos anos 90, o grupo iniciou os trabalhos com foco em design gráfico e cenografia em um espaço na rua Bijari, no Butantã, zona Oeste da capital. De lá para cá foi expandindo sua atuação e hoje desenvolve projetos em motion graphics, cenografia, realidade virtual e produção de vídeos em formatos e escalas não convencionais.  O grupo é formado por especialistas em diferentes áreas, entre artistas, arquitetos, designers, planejadores e videomakers e possui uma plataforma comercial consolidada em paralelo ao trabalho autoral, sendo ela, em grande medida, que permite uma independência no modo de pensar e produzir os trabalhos de arte.

O Bijari vem explorando diferentes linguagens visuais e práticas artísticas que se instalam nas frestas entre os espaços institucionalizados da arte e o espaço comum das cidades. Essa opção sublinha a intenção do grupo por (re)afirmar a responsabilidade da atuação do artista num campo expandindo, onde as subjetividades estéticas se mesclam necessariamente ao engajamento social e (micro)político.

Exposição “Arquivo Bijari 1997- 2017” – Galeria Anti-Pop
Local: Galeria Anti-Pop – Rua Padre João Gonçalves, 81, Pinheiros– (11) 3815-7729
Período expositivo: até 2 de março de 2018
Horário: de segunda a sexta-feira, das 11 às 18 horas (é necessário tocar o interfone para atendimento).
Entrada gratuita

Sobre o Bijari

Núcleo de criação em artes visuais e multimídia composto por um time de profissionais como artistas visuais, arquitetos, cenógrafos, designers, planejadores, diretores de vídeo e de arte. Bijari existe desde 1998 e possui um trabalho de pesquisa calcado na convergência entre arte, design e tecnologia, e tem como objeto de interesse as narrativas, poéticas e conflitos que moldam e dão vida à paisagem urbana, seja para a criação conceitual de suas obras públicas ou entregas para o mercado de entretenimento multimídia brasileiro. Mais informações em www.bijari.com.br.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários