Exposição de Pintura e Instalação "UM DIA POR DIA" de Isabel Baptista - Luanda 01/03

DO TEXTO:

Patente de 1 a 22 de Março de  2018

No dia 1 de Março de 2018 (5ª feira) pelas 18H30, será inaugurada no CAMÕES/ CENTRO CULTURAL  PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº 50) a exposição de pintura e instalação “UM DIA POR DIA” da artista plástica  ISABEL BAPTISTA. A exposição ficará patente até dia 22 de Março.

ISABEL BAPTISTA regressa ao contacto com o público, com toda a sua força e energia  criadora,  com o seu trabalho mais recente de pintura e instalação UM DIA POR DIA. Uma homenagem cheia de luz,  cor  e poesia à Mulher.  A todas as mulheres do mundo, de todos os tempos e de todos os lugares.

A exposição reúne uma instalação, que evoca o universo feminino  e 11 telas de grandes dimensões, em acrílico e massa de acrílico sobre tela de linho, numa intensidade cromática que entrelaça e harmoniza cores quentes com verdes tranquilos de  esmeralda e azuis profundos e infinitos.   

Neste seu mais recente  trabalho, Isabel Baptista não resistiu ao apelo da poesia e envolveu em palavras poéticas cada uma das suas obras. Um exercício que, não sendo novo nela,  revela e reafirma a sua profunda dimensão poética.

“No mais?
Faca na boca. Pano amarrado.
O sal da doce da razão por inteiro. Do medo. As crias.
O punho cerrado. Com a vida lá dentro.
O ninho parido. A força do ventre. O peito na frente. A anca pronta. P’rá trouxa p’ra casa.
Os mamilos perfeitos. Como o colostro quando se pare.
O colo grande. A lágrima que lava o resto!
E o amor à frente. A paixão escarlate.
A boca? Vermelha"
(Isabel Baptista) 

Isabel Baptista, uma figura carismática do mundo artístico de Luanda, reconhecida pelo seu trabalho artístico, mas também pela sua entrega e dedicação na gestão da Galeria Cenários,  pioneira de Galerias de Arte no período pós-independência em Angola. Aí, catalisou e agregou, ao longo de largos anos, centenas  de artistas e escritores,  transformando aquele  espaço numa referência e ponto obrigatório de encontro cultural. 

ISABEL BAPTISTA nasceu em Luanda, onde fez os seus estudos em pintura na antiga Escola Industrial, no final dos anos sessenta. Fez a sua primeira exposição individual, em 1990, no Museu de História Natural de Luanda.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários