CEDEM é referência em documentos sobre a esquerda brasileira

DO TEXTO:

Pesquisador da Universidade de Tel Aviv destaca importância do acervo

O “acervo é rico, interessante e bem organizado. Facilita o trabalho do pesquisador,” destaca o professor Gerardo Leibner, da Universidade de Tel Aviv, sobre o Centro de Documentação e Memória (CEDEM), da Unesp, onde pesquisou em janeiro deste 2018. Familiarizado com centros de diversos países, ele está a pesquisar os documentos do Arquivo Histórico do Movimento Operário Brasileiro (ASMOB), custodiado no CEDEM, para entender o espírito antifascista dos revolucionários socialistas do século XX.

No âmbito mais amplo do estudo, Leibner busca compreender nos documentos do CEDEM se os exilados brasileiros na Europa nos anos 1960 e 1970 influenciaram os rumos da esquerda europeia e como ela se deu. “Os brasileiros na Europa criaram uma extensa rede de relacionamento que favorecia a produção de documentos de denúncia da ditadura. Eles promoviam debates e o ingresso clandestino de materiais,” comenta.

Leibner é historiador e pesquisador de América Latina. É autor de diversos livros, entre eles Camaradas y Compañeros: una historia política y social de los comunistas del Uruguay, lançado em 2011 e El mito del socialismo indígena em Mariátegui.

Conheceu o CEDEM por meio da Fundação Feltrinelli, em Milão, onde iniciou sua pesquisa sobre os brasileiros que viviam na Itália durante a Ditadura Civil-Militar (1963 – 1985). Originalmente os documentos do ASMOB foram reunidos em um espaço cedido pela Fundação, até vir para o CEDEM em 1994.

Para saber mais, clique aqui.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários