Cabo Verde acolhe III Congresso Lusófono de Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental em Julho

DO TEXTO:

Cabo Verde vai acolher, de 26 a 28 de Julho deste ano, o III Congresso Lusófono de Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental. O evento deve contar com cerca de 300 participantes da Comunidade Lusófona -Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
 

Segundo a comissão organizadora citada pela agencia cabo-verdiana de notícias, este congresso é carácter técnico e científico no ramo da segurança, saúde ocupacional e ambiental e vai acontecer na Cidade da Praia. Pretende ser um espaço para receber a comunidade técnico-científica e os interessados em “Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental” ao nível nacional e num contexto internacional.

Tem ainda por finalidade promover o intercâmbio de ideias, partilha de experiências e abordagens, assim como o desenvolvimento de parcerias para promover a cooperação entre investigadores, profissionais e estudantes pertencentes a comunidade falante da língua portuguesa.

Segundo os promotores da iniciativa, professores, pesquisadores e cientistas de instituições do ensino superior, assim como autoridades governamentais vão estar presentes neste III Congresso Lusófono de Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental (SSOA 2018). Tudo com o fito de debaterem as relações existentes entre os factores ambientais e ocupacionais e a saúde humana, considerada pela organização como um dos maiores desafios da actualidade.

Para fazer face a este desafio, a SSOA entende que é de grande relevância uma ampla investigação, bem como a partilha de experiências, abordagens e conhecimento nos domínios da segurança e saúde ocupacional e ambiental, bem como o desenvolvimento de parcerias para promover a cooperação entre investigadores, profissionais e estudantes de diferentes países.

Neste sentido, para o dia 26 de Julho estão previstas “mini formações” ministradas por especialistas reconhecidas a nível nacional e internacional. Para o segundo dia, 27, está programada uma “Conferência da lusofonia” e no dia 28 de Julho acontece a apresentação dos trabalhos técnicos e científicos, aprovados pela Comissão Científica.

“Sistema de Gestão de Segurança (hospitalar e construção civil) ”, “Saúde Ocupacional e Sinistralidade Laboral”, “Análise e Avaliação de Riscos”, “Construção sustentável versus Qualidade do ar”, “Doenças psicossociais” e “Equidade no Género – Riscos Envolventes” são, prossgue a Inforpress, os temas a serem debatidos

Entre os parceiros da organização pode-se encontrar a Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde, a Ordem dos Engenheiros Técnicos de Cabo Verde, a Associação Comercial de Sotavento, a União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS) e a Associação Nacional da Engenharia de Segurança do Trabalho.

A nível dos outros países, estão a Ordem dos Engenheiros Técnicos de Portugal, o Instituto Politécnico de Coimbra, a Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança e a Academia Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho, precisa a Inforpress.

In
www.asemana.publ.cv/

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários