Confira as mostras que estreiam neste mês em grandes capitais brasileiras

DO TEXTO:

Exposições gratuitas agitam os CCBBs de SP, RJ e BH

Janeiro de 2018 – O ano começa agitado na cultura. Em janeiro, grandes mostras de artes plásticas e eletrônica estreiam em algumas das principais capitais brasileiras. Em São Paulo, o destaque é a abertura da exposição sobre Jean-Michel Basquiat no CCBB SP, que trará mais de 80 obras do artista plástico nova-iorquino. No Rio de Janeiro, os principais nomes da nova geração de artistas africanos estarão reunidos na Ex Africa, que acontece no CCBB RJ. Em Belo Horizonte, o FILE, maior festival de arte eletrônica da América Latina, trará mais de 120 obras interativas no CCBB BH.

Confira mais informações abaixo.

SÃO PAULO

Exposição Basquiat no CCBB SP

Abertura: 25 de janeiro
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil SP (R. Álvares Penteado, 112 - Centro, São Paulo - SP, 01012-000)
Visitas: Até 7 de abril | Quarta a segunda-feira, das 9h às 21h
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

Mais informações e fotos em alta: http://agenciagalo.com/basquiat
 
Em 2018, uma grande retrospectiva da obra do artista nova-iorquino de
ascendência afro-caribenha Jean-Michel Basquiat vai circular pelo Brasil, com entrada gratuita para o público. Com mais de 80 peças, entre quadros, desenhos, gravuras e pratos pintados, a exposição terá sua abertura no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo, em 25 de janeiro, aniversário da cidade. As obras ficarão na capital paulista até 7 de abril para, em seguida, serem expostas em Brasília (de 21 de abril, aniversário da capital federal, a 1o de julho), Belo Horizonte (16 de julho a 26 de setembro) e Rio de Janeiro (12 de outubro a 8 de janeiro de 2019). A vinda desse acervo ao Brasil, em quatro capitais, levou cerca de dois anos de negociações.

A retrospectiva Jean-Michel Basquiat foi concebida com obras da família Mugrabi, dona das maiores coleções de Basquiat e também Andy Warhol. As peças foram disputadas por diversos países, entre eles Coreia do Sul, Japão e Rússia. A incrível coleção chega ao país graças à ação conjunta do Banco do Brasil e da produtora Art Unlimited, com patrocínio da BB SEGURIDADE, da BRASILCAP e do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE. A curadoria é de Pieter Tjabbes. 

RIO DE JANEIRO

Ex Africa – Mostra de Arte Contemporânea Africana

Abertura: 20 de janeiro
Onde: CCBB Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66 - Centro)
Visitas: Até 26 de março | Quarta a segunda-feira, 9h às 21h.
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

Mais informações e fotos em alta: http://agenciagalo.com/exafrica    
 
 A partir de 20 de janeiro de 2018, o CCBB do Rio de Janeiro sedia Ex Africa, a maior exposição de arte contemporânea africana realizada no Brasil. Em cartaz até 26 de março, a mostra pode ser vista, gratuitamente, de quarta a segunda-feira, entre 9h e 21h.

Dezoito artistas de oito países africanos e dois brasileiros – Arjan Martins e Dalton Paula – assinam 80 obras que apresentam uma espécie de microcosmo da África. Fotografias, pinturas, esculturas, performances, vídeos e uma gigantesca instalação assinada pelo ganês Ibrahim Mahama (em cada cidade ele vai construir uma instalação particular, com materiais usados por moradores das ruas locais) se relacionam na exposição por meio de quatro eixos distintos: Ecos da História, Corpos e Retratos, O Drama Urbano e Explosões musicais.

A interseção desses eixos mostra que o continente africano vive um contínuo e efervescente processo de renovação criativa. Esse raciocínio está por trás do conceito da exposição, que partiu da frase Ex Africa semper aliquid novi, (da África sempre há novidades a reportar), cunhada há mais de 2 mil anos pelo escritor romano Caio Plínio.

BELO HORIZONTE - MG

FILE – Festival de Arte Eletrônica

Abertura: 19 de janeiro
Onde: CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 - Funcionários)
Visitas: Até 19 de março | Quarta a segunda-feira, 9h às 21h.
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita

Mais informações e fotos em alta: http://agenciagalo.com/filenoccbb/

Ser embalado a vácuo, mudar de cabeça e balançar em um mundo real e virtual ao mesmo tempo são algumas das experiências que aguardam os mineiros na exposição Disruptiva, que acontece gratuitamente no Centro Cultural Banco do Brasil, em Belo Horizonte, de 19 de janeiro a 19 de março de 2018.

Com curadoria de Ricardo Barreto e Paula Perissinotto, a edição do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – montada especialmente para Belo Horizonte reúne formas inovadoras de expressão. Suas mais de 120 obras serão agrupadas em quatro eixos – ou aspectos – que representam um conjunto de novos comportamentos: corpo vivencial, corpo cinético, corpo virtual e corpo lúdico.

Desde sua primeira edição (em 2000), o FILE tem apresentado exposições coletivas, com o propósito de mostrar a diversidade de expressões da arte eletrônica e fornecer uma visão abrangente da produção de cada período em diferentes países. Em sua 18ª edição, o Festival passou por São Paulo e Brasília e estreia em Belo Horizonte por meio de uma parceria inédita com o Centro Cultural Banco do Brasil, que em 2018 ainda levará a exibição para o CCBB do Rio de Janeiro. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários