Workshop gratuito sobre tablatura renascentista e barroca acontece em São Paulo, dia 14 de outubro

DO TEXTO:

Curso faz parte da programação gratuita do Centro de Pesquisa e Formacao do SESC SP e será ministrado por Alexandre Ribeiro, um dos poucos teorbistas do Brasil 

Dia 14 de outubro, o Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo receberá o bacharel em violão erudito e teorbista com carreira internacional, Alexandre Ribeiro, para ministrar o workshop Tablaturas: corda dedilhadas renascentistas e barrocas. Tablatura é uma forma de notação musical que indica a posição onde o intérprete deve colocar os dedos em determinado instrumento musical ao invés de informar qual nota tocar. Por isso, é importante ter algum conhecimento prático em algum instrumento de cordas para participar do curso.

“O objetivo do curso é apresentar as principais características das tablaturas francesa, alemã e italiana, além de ensinar como fazer para transformá-las em notação ordinária e como transcreve-las para o violão”, explica Ribeiro.

Os participantes ainda terão a oportunidade de executar tablaturas de Dowland, Sanz, Visée, Mila e da Milano e ver uma demonstração ao vivo na vihuela, guitarra barroca, teorba e violão. O workshop é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site ou em qualquer unidade do SESC São Paulo.

Serviço: 
Workshop Tablaturas: cordas dedilhadas renascentistas e barrocas
Data: 14 de outubro 
Horário: das 14h às 17h 
Local: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar / Bela Vista- São Paulo
Informações:http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/tablaturas-cordas-dedilhadas-renascentistas-e-barrocas 

 Gratuito 

Sobre Alexandre Ribeiro 
Bacharel em violão erudito, pós-graduado em educação musical e especializado em instrumentos de cordas dedilhadas antigas, Alexandre Ribeiro tem se revelado um dos jovens mais talentosos junto aos raros representantes da teorba no Brasil. Professor particular de violão, Ribeiro também tem se apresentado como regente e teorbista no exterior com passagens pelos Estados Unidos, Alemanha, República Tcheca, Portugal, Inglaterra e Argentina.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários