Três Bairros apresentam álbum de estreia "O Turno da Noite"

DO TEXTO:

O Turno da Noite” é o álbum de estreia dos TRÊS BAIRROS, um trio composto por Guilherme Madeira (voz), Ricardo Gama (guitarra portuguesa) e João Correia (viola). Conheceram-se em Santarém - Guilherme e João enquanto estudantes e Ricardo professor de música no Conservatório local - o gosto pela música portuguesa, com destaque para o fado, levou-os a pôr de pé este projecto em 2015. São oriundos de Mértola, Sintra e Santarém respectivamente, daí o nome TRÊS BAIRROS - que é também o nome de um dos mais belos fados tradicionais.

Em dois anos, o trio consolidou a sua estética musical, construiu um reportório com temas tradicionais do fado e da música portuguesa, bem como temas originais que rodou em concertos por várias salas do país, antes de se abalançar para a gravação de um disco.

O Turno da Noite” surge assim, maturado naturalmente pelo trabalho sério e ao mesmo tempo divertido, a que se junta a genuinidade de cada músico.

Dos treze temas que integram “O Turno da Noite”, oito são originais, da responsabilidade do trio. Dos temas restantes, dois são fados: o fado Alfacinha a saborear com quadras de Fernando Pessoa e “Meu Amor vem ver o rio” - letra de Carminho para um fado composto pelo Mestre Fernando Alvim com quem o guitarrista Ricardo Gama tocou durante vários anos. O Alentejo do Guilherme Madeira marca presença com “Rosa à Janela” do grupo “Baile Popular”, música de João Gil/Rui Veloso, com letra de João Monge. Admiradores incondicionais dos Xutos e Pontapés recriam neste trabalho o tema “Conta-me Histórias” e enquanto seguidores natos da obra de Jorge Palma acharam por bem encerrar o disco com o belíssimo tema “O meu amor existe”.

Em “O Turno da Noite”, os sonhos trocam-se por sensações mas o amor é levado a sério ou a brincar como em “Grilo Coceirão”, “Miúda do Café, “Anda lá, casa comigo” e o Tejo que corre em Santarém chega a Lisboa num belo poema de Mário Rui: “Apeteceu-me partir/Deixar o mundo e fugir/Pelo Tejo até Lisboa/Entrar na minha cidade/Toda pintada a saudade/Como um quadro de Malhoa”.

O TURNO DA NOITE ( Faixas e autorias)

01. Miúda do Café – (Três Bairros/Guilherme Madeira)
02. Grilo Coceirão – (Três Bairros/João Correia)
03. Velhas Bairristas (Fado Segundo) – (Três Bairros/João Correia)
04. O Turno da Noite – (Três Bairros/João Correia)
05. Rosa à Janela – (João Gil/ Rui Veloso/João Monge)
06. Trago Lisboa no Peito – (Três Bairros/Mário Rui)
07. Meu Amor Vem Ver o Rio – (Fernando Alvim/Carminho)
08. Anda Lá! Casa Comigo – (Três Bairros/João Diogo Costa)
09. Ciúme Maior – ( Três Bairros/João Correia)
10. Quando Passas Pela Rua – (Fado Alfacinha; Fernando Pessoa)
11. Conta-me Histórias – (Xutos e pontapés/Tim)-
12. Anoitecer No Tejo – (Três Bairros/João Correia)
13. O Meu Amor Existe – (Jorge Palma)

CRÉDITOS

Ricardo Gama | Guitarra portuguesa
João Correia | Viola de fado
Guilherme Madeira | Voz
Produção | Fernando Nunes & Três Bairros
Gravação | Estúdios Pé de Vento
Misturas e masterização | Fernando Nunes
Design | Henrique Salgueiro
Editora | Ocarina Music


Após a edição do primeiro disco, o grupo “Três Bairros” lançará brevemente uma cerveja artesanal, com o mesmo nome do grupo.

Do calor da seara e seguindo os passos da tradição cervejeira, aromatizamos o trigo e a cevada com sementes de coentros, resultando numa cerveja leve e fresca.

A cerveja “Três Bairros” foi produzida em parceria com a marca “Rafeira” e estará disponível neste Outono. Assim, vale a pena vender a alma por novas sensações…

TRÊS BAIRROS

Vídeo com o tema "Turno da Noite"



POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários