Moisés Rabinovici lança "Um olhar sobre o Mundo" nesta segunda-feira (16) na TV Brasil

DO TEXTO:

Jornalista discute os principais acontecimentos internacionais no programa semanal

Com 40 anos de experiência, 16 dos quais vividos como correspondente internacional em vários países, o jornalista Moisés Rabinovici estreia nesta segunda (16), às 22h, na TV Brasil, o programa Um olhar sobre o Mundo.

Em seu primeiro programa de televisão Rabinovici, que sempre trabalhou na imprensa escrita e em emissoras de rádio, usará todo seu conhecimento reunido em grandes coberturas internacionais, inclusive como repórter de guerra, para tentar elucidar os fatos mais importantes que ocorrem no planeta e que se transformam em notícia.

Em suas andanças pelo mundo, Rabinovici já entrevistou grandes líderes do cenário mundial. No programa Um olhar sobre o Mundo, ele receberá toda segunda-feira, nos estúdios da TV Brasil em São Paulo, personalidades, especialistas, estudiosos e jornalistas para debater os principais acontecimentos do mundo.

Um olhar sobre o mundo Moises Rabinovici-Credito Leonardo Veras
 
Com essas discussões em torno dos assuntos que estejam em pauta, o veterano jornalista espera contribuir para o esclarecimento de situações e melhor compreensão dos fatos. “Hoje, com a globalização e com a velocidade da internet, as informações atingem instantaneamente as pessoas no momento em que acontecem. Muitas vezes chegam a elas de forma fragmentada ou mesmo falsa. Por isso, é importante podermos criar um espaço como esse para nos debruçarmos com profundidade sobre esses temas. Vamos explicar para os telespectadores o contexto que os envolvem”, explica Rabinovici.

Segundo o jornalista que comandará Um olhar sobre o Mundo, a nova atração da TV Brasil entra no ar no momento em que existe uma demanda por explicações detalhadas sobre o que está acontecendo no planeta. “O mundo está atravessando uma fase de grande ebulição. Esse movimento todo em diferentes países, seja por acontecimentos políticos, manifestações de seus líderes, fatos impactantes, ameaças de conflitos armados ou mesmo pelo temor de uma devastadora guerra nuclear mundial gera grande ansiedade nas pessoas. Nosso objetivo é tentar decifrar o que está acontecendo, o que está por trás das aparências e a história que produziu os fatos”, assinala.


Trajetória de Moisés Rabinovici no jornalismo

Moisés Rabinovici iniciou sua carreira como jornalista aos 17 anos, no jornal Última Hora, de Belo Horizonte. Em 1966, junto com um grupo de jovens e talentosos repórteres mineiros, transferiu-se para São Paulo onde foi um dos fundadores do Jornal da Tarde. Ali, ganhou, com a equipe de jornalistas, vários Prêmios Esso. Durante 40 anos trabalhou no Grupo Estado (Jornal da Tarde, O Estado de São Paulo, Rádio Eldorado e Agência Estado) onde ocupou todas as funções, de repórter a editor-chefe, até chegar a correspondente internacional.

Para cobrir as principais notícias do mundo, Rabinovici viveu durante oito anos em Israel, seis anos em Washington e dois anos em Paris. Em Israel acompanhou as negociações de paz egípcio-israelenses, duas guerras no Libano, a devolução do Sinai e o desmonte das colônias israelenses em Gaza, a primeira guerra do Golfo, grandes atentados e a destruição do reator nuclear iraquiano, entre outros fatos marcantes.

Quando foi viver em Washington, Rabinovici fez reportagens sobre as negociações da dívida brasileira, seguiu as tropas dos Estados Unidos na invasão do Panamá, esteve na guerra em El Salvador, escreveu sobre o fim da União Soviética e as eleições norte-americanas.

Além do conflito em El Salvador, também trabalhou como enviado especial nas guerras de Ruanda e do Equador com o Peru. Cobriu o assassinato de Ytzhak Rabin, a eleição de Nelson Mandela na África do Sul e o início da epidemia da Aids em São Francisco, em Entebbe e no Quênia.

Em Paris, passou dois anos como correspondente da revista Época e trabalhou também para a rádio Renascença, de Portugal e para a emissora pública BBC, de Londres. Quando retornou ao Brasil participou da criação do portal do Estadão e depois dirigiu o jornal Diário do Comércio, em São Paulo.

SERVIÇO:
Um olhar sobre o Mundo – segunda-feira (16), às 22h, na TV Brasil.
Um olhar sobre o Mundo – segunda (16) para terça-feira (17), às 3h15, na TV Brasil.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários