Kazuo Ishiguro ganha o Prêmio Nobel de Literatura de 2017

DO TEXTO:
Kazuo Ishiguro (Foto: Reprodução/Facebook)

Britânico de origem japonesa escreve em inglês e é autor de 'Os vestígios do dia' e 'Não me abandone jamais', que foram adaptados para o cinema. Anúncio foi feito nesta quinta, na Suécia.

Por G1

O escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro, de 62 anos, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 2017. A escolha foi anunciada nesta quinta-feira (5) em um evento em Estocolmo, na Suécia. Considerado um dos mais importantes autores vivos da língua inglesa, mas não favorito ao Nobel, ele vai receber 9 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 3,5 milhões).

Nascido em Nagasaki, no Japão, em 1954, Ishiguro mudou-se para a Inglaterra aos cinco anos de idade, onde vive até hoje. Autor de oito livros (sete romances e um volume de contos), ele escreve em inglês.

São de Ishiguro "Os vestígios do dia" (1989), que ganhou o Man Booker Prize, e a ficção científica "Não me abandone jamais" (2005), ambos adaptados ao cinema.
 
Ambos foram editados no Brasil pela Companhia das Letras, que também publicou "Quando éramos órfãos" (2000) e "O gigante enterrado" (2015), além da seleção de contos de "Noturnos: Histórias de música e anoitecer" (2009).

À BBC, Ishiguro afirmou: "O mundo está em um momento muito incerto, e eu gostaria que o Prêmio Nobel desse impulso a algo positivo no planeta neste momento. Ficaria profundamente emocionado se eu, pudesse, de alguma forma, contribuir em algum nível com uma atmosfera positiva nestes tempos de incerteza".
 
Na entrevista à rede britânica, o escritor admitiu que ainda não tinha sido contado pelo comitê do Nobel e que não tinha certeza se tudo não passava de uma farsa. Ele disse que ganhar o Prêmio Nobel é "uma honra magnífica, principalmente orque isso signita que estou seguindo as pegadas dos maiores autores que já viveram, então é uma conquista excelente".

A Academia Sueca, responsável pelo Nobel, informou em comunicado que Ishiguro recebeu o prêmio porque "em seus romances de grande força emocional, revelou o abismo sob nossa sensação ilusória de conexão com o mundo".
 
Ao fazer o anúncio do prêmio a Ishiguro, secretária-permanente da Academia Sueca, Sara Danius, destacou que o autor retrata em seus livros temas como "memória, passagem do tempo e autoilusão".

"Ele é um pouco como uma mistura de Jane Austen, comédia de costumes e Franz Kafka. Se você misturar isso um pouco, não muito, você tem a essência de Ishiguro", declarou a secretária da Academia, que citou ainda Marcel Proust.
 
A Academia também lembrou que o filme "Vestígios do dia" (1993) foi estrelado pelo ator Anthony Hopkins. Ishiguro assina ainda o roteiro do filme "A condessa branca" (2005), estrelado por Ralph Fiennes e Natasha Richardson.

Apesar de ser um nome de prestígio na literatura internacional, o ganhador do Nobel de Literatura de 2017 não era considerado um favorito. Nas bolsas de aposta, os mais cotados eram o queniano Ngũgĩ wa Thiong'o, o japonês Haruki Murakami e a canadense Margaret Atwood.

O Nobel para Ishiguro vem um ano depois do prêmio entregue a Bob Dylan. A decisão em favor de um músico, e não um escritor de ofício, causou bastante polêmica na época.

Curiosamente, o "sucessor" de Bob Dylan no Nobel de Literatura conta que já quis ser uma estrela do rock. Depois, tornou-se assistente social e só mais tarde passou a se dedicar à escrita em tempo integral.
 
Perfil de Kazuo Ishiguro
 
O escritor Kazuo Ishiguro, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2017  
(Foto: Leemage/AFP)
 
Nascido no Japão, Kazuo Ishiguro mudou-se com a família para a Inglaterra quando criança. Em casa, com a família, falava japonês. No entanto, foi apenas na idade adulta que o autor voltou ao seu país de origem. Sua escrita explorou essa "mistura de línguas", o que para ele contribuiu para o interesse dos livros por seus livros.

"Sempre olhei para o mundo parcialmente através dos olhos dos meus pais... [E] tinha uma parte de mim que era japonesa", afirmou ele logo após saber que tinha conquistado o Nobel, em entrevista a jornalistas no jardim da casa onde mora com a esposa, no norte de Londres.

"Isso foi muito bom para mim como escritor no momento em que eu estava escrevendo, porque a literatura começou a se tornar muito internacional."
 
No final dos anos 1970, Ishiguro graduou-se em Inglês e Filosofia na Universidade de Kenty. Mais tarde, cursou escrita criativa na Universidade de East Anglia.

Seu primeiro livro é "A pale view of hills" (1982), que foi editado no Brasil pela Rocco com o título "Uma pálida visão dos montes".

Tanto o romance de estreia quanto a obra seguinte, "An artist or the floating world" (1986), se passam em Nagasaki poucos anos depois da Segunda Guerra Mundial.

Os livros de Ishiguro foram traduzidos em 28 línguas. Em 1995, ele recebeu a Ordem do Império Britânico por seus serviços prestados à literatura. Ele mora em Londres com a mulher e a filha.

Veja, abaixo, as principais obras de Kazuo Ishiguro:

Romances

"Uma pálida visão dos montes" (1982) – lançado no Brasil pela Rocco; esgotado
"An artist of dhe floating world" (1986) – inédito no Brasil
"Os vestígios do dia" (1989) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras
"The Unconsoled" (1995) – inédito no Brasil
"Quando éramos órfãos" (2000) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras
"Não me abandone jamais" (2005) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras
"O gigante enterrado" (2015) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras

Livros de contos

"Noturnos: Histórias de música e anoitecer" (2009)
 
Filmes e TV
"Vestígios do dia" (1993) – roteiro de Kazuo Ishiguro e direção de James Ivory
"A condessa branca" (2005) – roteiro de Kazuo Ishiguro e direção de James Ivory
"Não me abandone jamais" (2010) – roteiro de Alex Garland baseado no romance de Kazuo Ishiguro e direção de Mark Romanek
 
 Kazuo Ishiguro em foto de setembro de 2010 (Foto: Evan Agostini/AP)

 Kazuo Ishiguro durante lançamento do livro "Noturnos", em 2009
 (Foto: AP Photo/Alessandro Fucarini,)

Sara Danius, Secretária Permanente da Academia Sueca, anuncia o vencedor 
do Nobel de Literatura 2017 (Foto: Claudio Bresciani/TT via AP)
 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários